fez de um astro de cinema. Seu personagem Pistoleiro Sem Nome, que também aparece em outros dois filmes da Trilogia dos Dólares, tornou-se um ícone do faroeste. Mas, acima de tudo, Eastwood criou um rosto único para si mesmo – e foi um pouco por acaso.
Na época, foi o diretor quem escolheu seu poncho e o colocou nos ombros do ator, mas foi Eastwood quem adotou o famoso sorriso e o olhar semicerrado que tornariam seu rosto, até então bastante neutro na série , um verdadeiro rosto de cinema. Mas como?
Devemos isso a dois elementos combinados. Em primeiro lugar, a famosa cigarrilha fumada por seu personagem: charutos toscanos, “duros e fortes” nas palavras de Leone. A força desses charutos fez com que o ator, que não é um grande fã desse tipo de tabaco, fizesse uma careta, mas isso não é tudo.
Seu estreitamento de olhos nasceu durante a filmagem dessa cena, quando, além do charuto que o fazia fazer uma careta, o ator tinha o sol nos olhos apesar do chapéu e, acima de tudo, lâmpadas de arco de 115 a 120 volts brilhando em seu rosto para lhe dar a melhor luz possível. O resultado está bem diante de seus olhos:
E assim nasceu uma lenda, pois foi esse olhar semicerrado que deu aos heróis de Clint Eastwood todo o seu poder, fossem eles durões ou personagens mais suaves. Um exemplo disso é o protagonista de . Além disso, o sorriso em Por um Punhado de Dólares lançou sua carreira, assim como a de Sergio Leone e o faroeste transalpino.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema