Sophia @princesinhamt
Ciência & Saúde

Nasa adia retorno dos humanos à Lua para 2027 no Programa Artemis

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Vamos ter que esperar mais um pouquinho para assistir à volta dos humanos à Lua, cinquenta anos após o fim do programa Apolo.

A Nasa anunciou, nesta quinta-feira (6), que irá adiar o lançamento da Artemis 2, a missão que levará quatro humanos para orbitar o nosso satélite natural, de setembro de 2025 para abril de 2026. 

E a Artemis 3, o lançamento que levará os humanos para de fato pousar na Lua novamente, agora está previsto para acontecer só em 2027, e não mais em 2026.

Segundo a agência, o tempo extra será necessário para aprimorar a segurança da espaçonave Orion, usada no programa Artemis. O veículo já foi usado na primeira etapa da empreitada, a Artemis 1, um voo não tripulado que decolou em 2022 e durou 25 dias, com a nave orbitando a Lua e voltando à Terra depois.

No entanto, cientistas notaram que o escudo de calor térmico da nave não se comportou como o esperado nesta missão. Essa barreira é responsável por proteger a nave do calor e impedir que ela queime quando entra de volta à atmosfera terrestre. Não foi um problema grave: a temperatura em seu interior continuou próxima à temperatura ambiente, então, se houvesse astronautas na Orion, nada teria acontecido com eles, mas os cientistas acharam melhor investigar por que o escudo se deteriorou mais do que o projetado.

A equipe concluiu que o escudo térmico da Orion continua funcionando e que a nave poderá ser usada normalmente nas missões tripuladas, mas mudanças na sua trajetória ao entrar na atmosfera terrestre serão feitas para evitar o acúmulo de calor no processo.

Agora, a agência espera que a Artemis 2 ocorra em 2026. Esse voo levará quatro astronautas para dar uma voltinha no espaço e passar pertinho da Lua, mas os tripulantes não irão pousar. 

Já a Artemis 3 é mais ousada: dois astronautas deverão pousar no astro e explorá-lo por cerca de uma semana. Será a primeira vez que humanos pisarão na Lua desde a missão Apollo 17, há mais de 50 anos (1972). Ambos programas espaciais recebem nomes de deuses gregos – Apolo é o deus do Sol e sua irmã Ártemis, deusa da Lua (sim, o nome da missão original não faz muito sentido).

A Artemis 3 também levará a primeira mulher à Lua, bem como a primeira pessoa não branca, se tudo sair como o planejado. Os nomes, no entanto, ainda não foram escolhidos.

O novo adiamento de prazo é só mais uma de várias atualizações que a Nasa fez no calendário do programa Artemis, quase sempre postergando seus voos.

De qualquer forma, o cronograma ainda está mais adiantado que o dos chineses, que devem pousar na Lua só em 2030.

A mudança também vem logo após a eleição de Donald Trump, que pode chacoalhar os planos da agência espacial estatal. Com ajuda do bilionário e agora membro do governo Elon Musk – que, aliás, é dono da concorrente SpaceX – o republicano pode exigir cortes de custos na caríssima missão.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.