Rodrigo da Zaeli (PL-MT), que assume na Câmara Federal em janeiro no lugar de Abilio Brunini (PL-MT), eleito prefeito de Cuiabá-MT, esteve em Brasília durante essa semana e participou de reuniões importantes. Acompanhado, na maior parte do tempo, pelo também deputado federal José Medeiros, companheiro de partido, participou de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que, entre as pautas, discutiu o projeto de transparência na contagem pública de votos, tema debatido na Câmara dos Deputados há alguns anos e de suma importância, na visão de Zaeli.
“Por que não termos contagem pública dos votos? Acredito que qualquer medida de fiscalização a mais, é válida. A proposta prevê, dentre outras coisas, que durante a apuração, cada voto impresso seja retirado individualmente do repositório e lido cuidadosamente em voz alta, e, em seguida, apresentado pelo membro da mesa ao exame visual dos fiscais com subsequente registro no boletim de urna. Os votos deverão ser guardados em urna com lacre assinado pelos participantes na apuração e preservados por um ano para eventuais recontagens. Simples, transparente e necessário. É algo usado em outros países e, por isso, não vejo por que tanto empecilho em implementarmos”.
Zaeli também participou do Seminário “A Contribuição e o Legado da Comunidade Judaica no Brasil”, realizado pela CONIB no Congresso Nacional e que trouxe temas importantes como o combate ao antissemitismo e à intolerância. Destacou, ainda, a perspectiva histórica da presença dos judeus no Brasil. “Foi acertada a decisão do Presidente Bolsonaro, na época, em transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Isso é muito significativo porque reafirma o compromisso na luta contra o antissemitismo. Sabemos que o regime totalitário de alguns países alimenta grupos terroristas como os houthis, Hamas e Hezbollah. Não podemos aceitar”.
Outra reunião importante em que Zaeli se fez presente, foi com a bancada de Mato Grosso, onde foi discutida a destinação de emendas pelos parlamentares para o estado. “Dei minha contribuição, baseado na realidade que conheço de muitos municípios da nossa região. Conseguimos uma emenda de 5 milhões para o nosso prefeito de Rondonópolis-MT, Cláudio Ferreira. Não assumimos ainda, mas já estamos trabalhando e isso só é possível porque tenho contado com a ajuda e disponibilidade dos meus colegas de partido, tanto na Câmara Federal, quanto no Senado. Estou grato e com vontade de trabalhar pelo nosso estado e pelo Brasil, com leis que ajudem a população e não burocratize mais os serviços e processos”, concluiu Zaeli.