Um terremoto de magnitude 7 abalou o norte da Califórnia, extremo oeste dos Estados Unidos, por volta das 15h44 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 5. Como o epicentro do terremoto ocorreu no Oceano Pacífico Norte, houve o temor de um possível tsunami, hipótese já foi descartada pelas autoridades.
O terremoto ocorreu a cerca de 72 quilômetros da costa de Eureka, seguido por tremores secundários sentidos também em São Francisco. A Califórnia é cortada pela Falha de San Andreas, a fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, região conhecida por ser propensa a terremotos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos () relatou pelo menos 18 tremores secundários, com magnitudes entre 2,7 e 4,3, nas horas seguintes ao terremoto inicial. O número de réplicas provavelmente subirá para centenas nos próximos dias e semanas. O USGS indica uma chance de 34% de ocorrer um tremor secundário de magnitude 5,0 ou superior dentro da próxima semana.
Relatos de danos surgiram nas áreas afetadas no norte da Califórnia durante a tarde, segundo o site especializado The Weather Network. O site de monitoramento PowerOutage.US relatou cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Condado de Humboldt, onde fica a cidade de Eureka, a mais próxima do epicentro, na primeira hora depois do terremoto.
Got some shaking at Nugget Markets in Davis ca. #earthquake #california #eureka pic.twitter.com/KKbVPwdEw0
— Tom Nolan (@tommylikecloud) December 5, 2024
Terremoto atinge cidade de São Francisco
O zoológico de São Francisco informou que evacuou todos os visitantes e protegeu seus animais antes que a equipe se deslocasse para áreas mais altas. A cidade de Berkeley, por sua vez, emitiu uma ordem de evacuação, na qual instruiu os moradores da parte oeste da cidade a se dirigirem imediatamente para o leste.
O governador da , Gavin Newsom, informou que ativou os procedimentos de emergência do Estado, de acordo com seu gabinete. Não houve relatos imediatos de feridos ou grandes danos causados pelo terremoto, segundo a imprensa norte-americana.
Desde 1857, ocorreram cerca de uma dúzia de terremotos na Califórnia com magnitude igual ou superior a 7,0, segundo o Departamento de Conservação do Estado. O mais recente foi um tremor de 7,1 que atingiu a região próxima a Ridgecrest em julho de 2019.
Fonte: revistaoeste