Sophia @princesinhamt
Cinema

A história por trás de um dos grandes filmes de ficção científica da história, criado por um adolescente de 16 anos

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Você consegue imaginar que uma daquelas ideias que lhe ocorreram quando adolescente, durante uma tarde boba de tédio, poderia mudar sua carreira? Você pode imaginar resgatar um plano do seu eu de 16 anos e de repente isso te tornar um milionário? Não foi bem isso que aconteceu com Luc Besson, mas o realizador francês manteve-se fiel às suas ideias e foi recompensado.

A questão aqui é que , um dos grandes filmes de ficção científica do século passado, nasceu na mente de Besson, aos 16 anos. O futuro diretor começou a escrever o roteiro quando era adolescente para se livrar do tédio. “Comecei a escrever aos 16 e a filmar aos 30, então tive tempo para pensar nisso”, declarou o cineasta em entrevista ao Nerdist em 2017, aproveitando o 20º aniversário do filme.

2024 word3

Columbia Pictures

Mas quando comecei a escrever, aos 16 anos, parecia mais um romance. Não era um filme na minha cabeça. Nunca pensei em fazer um filme sobre isso

Curiosamente, a ideia surgiu enquanto ajudava sua irmã, que tinha 13 anos na época, com alguns trabalhos de casa sobre Platão. “Ela escreveu sobre [os cinco elementos que se pensava que compunham toda a matéria], você sabe, água, terra, fogo e ar. E o quinto elemento é o ser humano. Então, tenho que me desculpar porque roubei de Platão”, continua o diretor.

10 anos depois, já um pouco mais adulto, ele começou a moldar a trama até evoluir para o que todos conhecemos. ” Eu disse: ‘Quer saber? Eu adoraria fazer um filme sobre isso.’ Comecei a mudar muitas coisas porque um romance é realmente diferente.” O projeto evoluiu muito e passou por inúmeras etapas até que Besson conseguiu alguém que prestasse atenção nele.

Depois de Senna, Gabriel Leone será visto em ficção científica dos diretores de Vingadores: Ultimato

A produção não foi nada fácil. Ele parou em dezembro de 1992 sem aviso prévio e Besson passou a filmar O Profissional, projeto que foi desenvolvido de maneira mais fluida. Mesmo assim, o diretor não desistiu de O Quinto Elemento. Ele decidiu reduzir o orçamento de produção para ver se conseguia um estúdio e a Columbia Pictures apareceu. Em agosto de 1995, começaram as filmagens, agora para valer.

Após esse esforço titânico, foram desencadeadas críticas à sua proposta. “As críticas foram péssimas e algumas coisas não funcionaram tão bem no início. Mas acho que o maior prazer para um diretor é ver que, 20 anos depois, seu filme ainda está vivo e é passado de geração a geração. Vi, ao longo de 20 anos, pessoas de 50 anos descobrindo o filme e depois dando o DVD para uma criança de 12 anos . Vi tudo isso e é simplesmente incrível”, disse ele ao Nerdist.

*Conteúdo Global AdoroCinema

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.