O sorriso estampado nos rostos de milhares de crianças marcou o encerramento da última edição do “Dia da Alegria”, evento realizado no Parque Tia Nair, em Cuiabá, no dia 9 de dezembro. Foram mais de mil pessoas, entre crianças e pais, que estiveram uma manhã muito divertida. Organizado pela Associação Cuiabana Belas Artes (Acubá) e pelo Instituto Inova Brasil, o projeto é financiado por emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e tem apoio do deputado federal Emanuelzinho (MDB).
Na primeira edição, o projeto atendeu o bairro Residencial Nico Baracat 1, 2 e 3. Já a segunda edição do Dia de Alegria foi realizada no bairro Despraiado. A diversão também chegou aos moradores do bairro Coophamil e, por fim, no Parque Tia Nair, numa grande e bonita festa ao levar diversão gratuita a famílias carentes. No total, o projeto social Dia de Alegria atendeu mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes, pais e familiares.
Além de brinquedos do parque de diversões, as crianças puderam aproveitar a distribuição de pipoca, algodão-doce, picolé, refrigerante e água, transformando o dia em um verdadeiro presente de Natal antecipado.
O deputado estadual Carlos Avallone destacou a importância do projeto como um espaço de alegria e união em tempos difíceis. Para ele, o Dia da Alegria é um exemplo de como a política pode promover o bem-estar social, especialmente para as famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
“Sinceramente, olhar os olhos dessas crianças brilhando e o sorriso dos pais e avós é muito gratificante. Estamos passando por momentos difíceis, com muito ódio na sociedade, e isso nos faz perceber a importância de proporcionar momentos como este. Já estamos planejando expandir para mais bairros no ano que vem e até levar o projeto para Várzea Grande e a Baixada Cuiabana”.
A vereadora eleita Maria Avalone ressaltou a necessidade de políticas públicas que contemplem o lazer como parte do desenvolvimento social e da saúde mental. “É um dia incrível, que promove saúde mental e felicidade para essas crianças e suas famílias. Muitos não têm acesso a brinquedos como esses, que em parques são muito caros. Para mim, dar a oportunidade de brincar é o maior presente de Natal que podemos oferecer”, destacou Maria, emocionada.
A presidente da Acubá, Zilda Barradas, enfatizou a relevância de iniciativas como o “Dia da Alegria” para as comunidades carentes. “Trabalhamos com crianças e adolescentes, e esse público é muito receptivo ao que propomos. Eventos como este são transformadores. Agradeço a todos os parceiros por nos ajudar a proporcionar momentos tão especiais”, declarou.
Moradora do bairro Sol Nascente, Daniele Barbosa, de 17 anos, acompanhou o evento e relatou a experiência positiva. “Ficamos sabendo pela televisão e viemos com as crianças. Foi muito bom, eles se divertiram bastante. Vamos ficar atentos para participar de novo”, disse Daniele, acompanhada de seu tio, Luiz Augusto.
O diretor-executivo do Instituto Inova Brasil, Edilson Proença, disse que o projeto social Dia da Alegria é um agente transformador e espera que o projeto possa ser ampliado em 2025. “Ver a alegria nos rostos das crianças e o envolvimento de suas famílias é algo que nos motiva a continuar trabalhando para ampliar o alcance do Dia da Alegria. Este projeto não é apenas um evento, mas uma forma de oferecer momentos de diversão e esperança para quem mais precisa. Graças à união de esforços da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), da Assembleia Legislativa, da Cufa e da Acubá, conseguimos transformar um simples dia em um verdadeiro presente de Natal antecipado para milhares de crianças. Nosso objetivo agora é crescer ainda mais e levar essa experiência a outras comunidades no próximo ano”.
Dia da Alegria
O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Central Única das Favelas (Cufa-MT) e do projeto social Família do Bem.
Fonte: gazetamt