Sophia @princesinhamt
Cinema

Gillian Anderson e David Duchovny relembram tensões nos bastidores de Arquivo X: Não nos falamos por semanas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Já se passaram mais de 30 anos desde que a vimos pela primeira vez, mas foi o emblema de toda uma geração durante os primeiros 10 anos em que esteve no ar entre 1993 e 2003. Ressuscitada em 2016 por mais duas temporadas, a série criada por e protagonizada por e é considerada uma série cult e provavelmente é uma das ficções televisivas mais famosas do mundo.

Nela, Duchovny e Anderson interpretavam os icônicos Fox Mulder e Dana Scully, dois agentes do FBI que trabalham juntos, embora com perspectivas muito diferentes, no que é conhecido como “arquivos X”, casos não resolvidos com supostos fundos sobrenaturais, enquanto descobrem uma conspiração em grande escala que chega aos círculos mais altos de sua própria organização e também do governo.

2025 word3

FOX

Ao longo de nada menos que 218 episódios, Arquivo X começou no início dos anos 90 com poucas garantias. No entanto, a premissa que na época era uma verdadeira aposta e que não entusiasmava muito os estúdios céticos sobre como poderia funcionar, a série fascinou milhões de espectadores em todo o mundo e, ao mesmo tempo, mudou para sempre as vidas de seus dois protagonistas.

É impossível pensar em David Duchovny e Gillian Anderson sem que nos venham à mente os nomes de Mulder e Scully, dois personagens que os acompanharão sempre e que voltaram a interpretar quando a série retornou em 2016 por duas temporadas.

“Chegou um ponto em que nem sequer tínhamos contato fora das câmeras”

No entanto, apesar da excepcional longevidade da série e da química perfeita na tela entre David Duchovny e Gillian Anderson, o ambiente nem sempre foi bom entre o duo de estrelas. De fato, ambos podiam passar semanas no set sem se falar além de suas cenas juntos.

2025 word3

FOX

Segundo a própria atriz contou em 2021 em uma mesa redonda organizada pela The Hollywood Reporter, chegou um momento em que tudo o que ela precisava era virar a página e não lembrar mais sua experiência na série: “No final, eu não podia falar sobre ela, não podia vê-la, não podia ver imagens, não podia. Eu precisava me mergulhar imediatamente no teatro em outro país. E depois de um tempo, pude abraçá-la novamente, mas quando comecei a abraçá-la, foi quase como se eu me separasse tanto de mim que olhava para a imagem como se fosse outra pessoa. Quando você se mergulha tão completamente como podemos e fazemos por períodos tão longos, não pode ser que não haja nenhuma consequência. É claro que vai haver consequências”.

Ambos os protagonistas voltaram a se encontrar e conversar longamente durante a visita de Anderson ao podcast de David Duchovny, Fail Better, no qual não hesitaram em falar abertamente sobre os piores momentos pelos quais sua relação havia passado durante as filmagens da série. “Somos os únicos que entendemos o que o outro estava passando durante aqueles anos de Arquivo X. Mas muitas coisas ficaram por dizer… até agora”, admite o próprio Duchovny na descrição do episódio. “Tivemos a oportunidade de sermos sinceros sobre as maneiras como poderíamos ter falhado um com o outro durante essa jornada selvagem”.

“A parte desta conversa que é a mais complicada para mim é, eu acho, falar sobre meu fracasso na amizade ou meu fracasso no companheirismo”, disse Duchovny à sua ex-colega em sua conversa para o podcast. “Trabalhamos por muito tempo na série e nem sequer nos relacionávamos um com o outro fora das câmeras”, acrescentou.

Havia muita tensão, o que aparentemente não importou para o trabalho, porque nós dois somos loucos de pedra, eu acho, então podíamos sair e fazer o que precisávamos fazer

“É uma loucura que pudéssemos apresentar diante da câmera os diversos sentimentos e emoções e a atração e todo esse tipo de coisas, mas depois não nos falarmos por semanas ou o que fosse”, disse Anderson.

“Perdemos uma oportunidade… porque você é a única pessoa que sabe pelo que eu estava passando, e eu sou a única pessoa que sabe pelo que você está passando, e não aproveitamos isso”, lamenta Duchovny. “É bom para mim poder dizer ‘sinto muito’ ou ‘me arrependo’ ou ‘poderia ter feito melhor’. Porque uma vez que isso se foi, tudo o que resta é a gratidão e esse é o melhor lugar para estar”.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.