Da Redação
Única News
O líder quilombola e Pai de Santo, Sizenando Carmo Santos, de 65 anos, mais conhecido como Mestre Nezinho, morreu nesta quarta-feira (4) no Pronto-Socorro de Várzea Grande.
Nezinho sofreu uma parada cardíaca na terça-feira (3), horas após o falecimento da mãe, Maria Lucinda da Silva, de 91 anos. Ele estava internado desde novembro, devido a uma gastrite severa. Sizenando e a mãe foram hospitalizados com apenas um dia de diferença.
Ao receber a triste notícia que sua mãe havia falecido, ele passou mal e foi levado às pressas para o box de emergência, onde morreu poucas horas depois.
Velório
O corpo de Mestre Nezinho será velado em sua casa, durante a tarde desta quarta-feira (4). Já sua mãe foi velada para a Capela Recanto da Paz, em Várzea Grande.
Mestre Nezinho
Sizenando Carmo Santos era quilombola, homossexual e líder espiritual. Ele nasceu em Nossa Senhora do Livramento (40 km de Cuiabá) e era o sétimo de oito irmãos.
Nezinho era bisneto de Marcelino Paes de Barros, fundador do Quilombo de Mata Cavalo de Cima, e teve sua trajetória marcada pela luta e resistência.
A partir de edital da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, tornou-se Mestre da Cultura. Representou o Coletivo Pequena África Pantaneira e era conhecido pelas técnicas de benzimento e banhos com ervas.
O líder espiritual também era herdeiro da festa dedicada ao santo negro, São Benedito, vivendo no Sítio São Benedito.
A associação da Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosario e São Benedito, se manifestou e prestou profundos sentimentos de pesar pelo falecimento de Sizenando Carmo Santos e de sua mãe, a senhora Maria Lucinda da Silva. Agradecendo e expressando a profunda gratidão de toda comunidade.
Nota de pesar
A associação da Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosario e São Benedito Cuiabá emitiu nota de pesar pela morte de Nezinho, que sempre trabalhou pela causa. “A associação da Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosario e São Benedito Cuiabá -MT, 9° edição, em nome dos sócios fundadores e associados, vem neste momento expressar a imensa gratidão, pelo apoio e acolhida que sempre tivemos por todos da comunidade Mata Cavalo, em especial do querido senhor Nezinho in memoria, sempre nos prestigiando com a sua magnanima presença. Manifestamos a todos os familiares nossos profundos sentimentos de pesar pelo falecimento da senhora Maria Lucinda da Silva e Sizenando Carmo Santos.”
O deputado estadual Beto Dois a Um também prestou suas condolências aos familiares de Nezinho e à comunidade quilombola. “Quero prestar minha solidariedade à família e à comunidade quilombola pelo falecimento de Mestre Nezinho. Que Deus os acolha e alivie seus corações nesse momento de profunda dor!”
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews