Sophia @princesinhamt
Eventos

Artesãs de MS confirmadas em feira referência na América Latina

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No último mês do ano, Mato Grosso do Sul, assim como o Brasil, fecha 2024 com título de honra no artesanato. Afinal, entre a quarta-feira (4) até 17 de dezembro deste ano, a Expoartesanías 2024, realizada em Bogotá, na Colômbia, feira conhecida como uma das Maiores da América Latina, terá o Brasil como homenageado. Representando MS, quatro artesãs regionais vão expor no evento.

País de honra desta edição, o Brasil terá um pavilhão exclusivo com o objetivo de destacar a diversidade e a riqueza do artesanato brasileiro, a partir da temática “Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões”. A extensão do corredor será de 285 metros quadrados, que terá como composição as obras de 79 artesãs, que levarão 240 peças para exposição e comercialização, que combinam tradição e inovação.

Os itens expostos serão voltados aos nichos de moda, cerâmica, joias e decoração, com o objetivo de valorizar o artesanato como expressão cultural. A iniciativa promovida pela APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), também visa fortalecer o impacto econômico da atividade, tanto no mercado interno quanto no internacional.

As artesãs participantes são:

  • Ana Paula Polidório, da etnia Terena, de Miranda; 
  • Elizângela Morais da Silva, da etnia Kadwéu, de Porto Murtinho; 
  • Fabiane Avalhaes Marçal de Brito, de Campo Grande e;
  • Ramona Coimbra Pereira, da etnia Ofaié, de Brasilândia.

Segundo a artesã, Fabiane Avalhes, a oportunidade é gratificante. “Sei que muitos se inscreveram e ter uma peça minha escolhida é maravilhoso! Sou artesã há 27 anos, um legado deixado pela minha mãe. Hoje, colher os frutos desse trabalho e ter a chance de participar de uma feira internacional na Colômbia é motivo de grande alegria. Vivo da arte, e essa é uma oportunidade única para mim”, revelou. 

Já a artesã, Ramona Coimbra Pereira, irá expor no evento um jogo americano, um caminho de mesa e uma toalha de mesa. Ramona não conseguirá participar presencialmente, mas comenta sobre a alegria de poder participar com os produtos. “

“Para nós, do povo Ofaié, é uma imensa gratidão estar representados. Como vice-cacique e líder de um grupo de mulheres artesãs indígenas, fico feliz em ver nosso trabalho reconhecido. Espero que os organizadores representem bem nosso material, que é totalmente artesanal e único no mundo. É um orgulho enorme participar de uma feira internacional e mostrar nossa cultura ao mundo”, finalizou.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.