A Black Friday, tradicional evento de descontos e promoções, acontece nesta sexta-feira, 29. A data se tornou um prato cheio para memes nas redes sociais, com postagens criativas sobre promoções enganosas e o comportamento de consumidores que procuram por ofertas.
No Brasil, a Black Friday já ganhou o apelido irônico de “Black Fraude” — o nome reflete a insatisfação de muitos clientes com descontos que, na prática, não oferecem grandes vantagens.
“Tudo pela metade do dobro”, ironizou um usuário no . Outros internautas também reclamaram das condições complicadas para que os descontos prometidos sejam, de fato, aplicados no carrinho de compras.
Veja alguns dos memes sobre a Black Friday
Como pode a black friday q o conceito era de UM dia de ofertas muito boas ter virado um mês inteiro de ofertas ruins
— Caio (@caiuscio) November 27, 2024
esperei meia-noite para ver as ofertas da black friday e realmente: tudo pela metade do dobro
— heider (@he_ider) November 29, 2024
resumão da black friday pic.twitter.com/k9xwIxJC25
— urubu das promoções (@urubupromo) November 25, 2024
Começou a black fraude aproveitem #BlackFriday black friday pic.twitter.com/DzoFqvNzXu
— Jakellyne (@jaakee___) November 29, 2024
Sobre a #BlackFraude… pic.twitter.com/DER62Ic37W
— 𝗙𝗲𝗹𝗶𝗽𝗲 𝗢𝗹𝗶𝘃𝗲𝗶𝗿𝗮© (@Felipe82Oficial) November 29, 2024
Comida está em primeiro lugar na busca por descontos
A alta nos preços nos últimos 12 meses redefiniu a prioridade de compras do brasileiro na Black Friday deste ano. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco24Horas, a busca por alimentos ultrapassou a de eletrônicos.
Enquanto a procura pelos produtos tradicionalmente mais caros representa 18,1%, comida e itens mais básicos chegam a 18,2%.
No último ano, itens como sofreram aumento nos preços de 8,33%, 21,5% e 33%, respectivamente. No último ano, a inflação acumulou 4,76%.
A pesquisa analisou a intenção de compras na Black Friday, que mostra quais itens os mais de 126 mil respondentes desejam adquirir durante a data.
O setor de alimentação lidera o ranking de produtos analisados pela pesquisa. Depois da comida, 15,3% das buscas são voltadas para artigos para casa; 7,4%, em vestuário; 7,2%, em higiene e beleza; 2,8%, em bebidas; e 2,5%, em viagens.
Em relação à pretensão de gastos, a pesquisa demonstra que o consumidor tem fôlego para compras altas. Mais de 21% admitem compras além de R$ 1 mil, 45% despenderiam acima de R$ 500 e cerca de 63%, acima de R$ 200 na data.
A análise concluiu também que o e-commerce aparece como principal meio de busca (27%), seguido das redes sociais (25%). No entanto, os sites especializados e os aplicativos despontam no gosto dos consumidores, com 24% e 21%, respectivamente.
De acordo com outra pesquisa, o Panorama do Consumo da Black Friday, feito pela Globo Gente, 26% dos entrevistados fazem a busca por descontos com três meses de antecedência, outros 22% com um mês e apenas 5% no próprio dia.
Fonte: revistaoeste