33 artistas – número que faz alusão à idade de Cristo – criaram obras utilizando objetos recicláveis, técnicas de pintura e colagem para representarem as fases da vida de Jesus, por meio da exposição “Bem-Aventurados: Arte Cristã”, aberta nesse domingo (24), no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, em Cuiabá.
“Bem-Aventurados: Arte Cristã”
Isabel Araújo, uma das curadoras e artista, contou ao Primeira Página que a exposição é dividida em três salas, que abrangem o tempo da anunciação à ressurreição, desde momentos da gravidez de Maria, o nascimento do menino Jesus, a visita dos três reis magos, até as descobertas da infância de Cristo.
A quantidade de artistas faz alusão ao tempo de vida de Jesus Cristo na Terra e, dentre os participantes, está um artista mirim de apenas 8 anos, o Roberto Jorge.
Uma parceria entre Roberto e Dayana Trindade deu vida à tela “O aprendiz” – que faz parte da exposição, com elementos de colagem manual e uso de um zíper, que cria um alto-relevo na pintura.
Segundo Dayana, no centro da obra é possível ver o menino Jesus estendendo as mãos para a abertura de um zíper, em um gesto que simboliza a descoberta do propósito Divino, uma revelação gradual que acontece ao longo da vida dele, à medida que compreende sua missão sagrada.
Ainda conforme a curadora, a exposição foi criada com o uso de alguns materiais recicláveis, como garrafas pet, papelão, recortes de papéis, placas de PVC e quadros repintados.
Um painel para intervenções, ou seja, aberto para pinturas feitas por visitantes, também faz parte da exposição, além de uma árvore de desejos. O intuito é que os visitantes passem pelo local, participem ativamente do evento e pendurem desejos no arbusto da árvore!
“Espero que todos sintam muita vontade de ir lá conhecer, interagir e refletir sobre qual o verdadeiro significado, dentro da nossa modernidade, da trajetória de Jesus, seus ensinamentos e o que aprendemos e projetamos para o nosso futuro”, diz a curadora.
A exposição
A exposição “Bem-Aventurados: Arte Cristã” fica aberta até o dia 25 de fevereiro do ano próximo ano e pode ser apreciada de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h. O valor dos ingressos é de R$ 10 (inteira). Aos domingos, a entrada é gratuita.
O projeto é uma realização do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso (Artemat).
Vale lembrar que professores de instituições públicas, guias de turismo, pessoas com deficiências e menores de 5 anos e maiores de 60 anos não pagam entrada.
Também fazem parte da curadoria: Bosquê, Carlos Pina, e Micheli Fanalli.
Os artistas participantes são:
- Adaiele Almeida, Albina Oliveira, Bete Gregio, Bia Pinheiro, Carlos Bosquê, Carlos Pina, Cida Silva, Danilo de Melo, Danúbia Leão, Dayana Trindade, Roberto Jorge, Dayse Ojeda, Eduardo Martins, Eliane Schaedler, Ellém Pellicciari, Elpídeo Neto, Iram Almeida, Isabel Araújo, Ita Ceramista, Luana Franco, Eduardo Martins, Marina Levy, Micheli Fanalli, Paulo Lenço Vermelho, Prestes Brasil, Reinaldo D’Arruda, Rimaro Soares, Rita Ximenes, Rosana Schmitt, Rosylene Pinto, Sálvio Júnior, Samara H Melo, Sandra Mussalem, Traudi Hoffmann e Valdir Ricardo.
Fonte: primeirapagina