O deputado estadual (União Brasil-SP) anunciou, nesta quinta-feira, 28, o lançamento de um portal voltado para o monitoramento dos gastos da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, pagos pelo pagador de impostos.
Batizada de Janjômetro, a plataforma criada pelo parlamentar e coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) visa a ampliar a transparência sobre o uso de recursos públicos usados nas viagens da mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com Guto Zacarias, a ideia da plataforma surgiu depois de críticas relacionadas à falta de clareza sobre os custos relacionados às atividades de Janja.
“A primeira-dama insiste em se atribuir uma representatividade que não lhe foi conferida”, afirma o parlamentar. “Em inúmeros eventos oficiais, os brasileiros foram forçados a arcar com os custos, sem justificativa plausível ou qualificação técnica para tal papel.”
O deputado diz ainda que a transparência dos gastos de Janja é necessária. Além disso, os pagadores de impostos devem ter o conhecimento de como e por que “estão sendo compelidos a financiar essa representação ilegítima”.
Conforme Guto Zacarias, “o Janjômetro oferece informações coletadas de fontes públicas sobre gastos de Janja”. Esses recursos estão relacionados a eventos, viagens, deslocamentos e demais atividades.
Ele ainda ressaltou que, caso não consiga informações por meio de fontes oficiais, irá utilizar referências informais. A ação pretende, ainda, pressionar o governo federal por mais transparência.
Desde que Lula assumiu o terceiro mandato, Janja participa praticamente de todos os compromissos oficiais do governo. Ela compartilha fotos e vídeos dos passeios ao lado de Lula. Em fevereiro, por exemplo, a primeira-dama aproveitou o dia de San Valentin para visitar as pirâmides do Egito, a Esfinge e o Grande Museus Egípcio.
Fonte: revistaoeste