O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, comentou a ofensa da primeira-dama, Janja da Silva, ao empresário Elon Musk. Durante o evento G20 Social no Rio de Janeiro, que ficou conhecido como “Janjapalooza”, a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva xingou: “Fuck you, Elon Musk” ou “f*da-se”, em tradução do inglês.
Esse comportamento ofensivo gerou ampla repercussão nacional e internacional, levando Musk a responder em suas redes sociais. “Vocês vão perder a eleição”, escreveu o sul-africano em seu perfil no Twitter/X.
Amorim ressaltou que Janja fez um “julgamento pessoal” sobre o dono do Twitter/X. O diplomata afirmou, contudo, que, embora sua própria opinião não divergisse muito daquela da primeira-dama, seu papel diplomático requer uma postura mais amena.
“Acho que é um julgamento pessoal”, declarou Amorim em entrevista ao portal UOL. “Aliás, o meu não seria muito diferente. Mas eu sou diplomata, sou obrigado a usar palavras suaves.”
Amorim destacou também que o incidente não afetou a relação do governo brasileiro com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que convocou Elon Musk para integrar sua equipe de governo.
Conforme a pesquisa PoderData realizada entre 12 e 14 de outubro, a percepção pública sobre o comportamento de Janja se mantém estável. Dos entrevistados que conhecem a mulher de Lula, 30% aprovam sua atuação no governo, enquanto 47% a desaprovam. Outros 22% não chegaram a opinar.
Fonte: revistaoeste