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Empresário de Sinop aumenta faturamento em 350% com apoio do Sebrae

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Empresário de Sinop amplia faturamento em 350% com programa do Sebrae

Em um ano, a Nortão Temperos aumentou seu faturamento e, hoje, dispõe de uma linha completa de produtos tanto para o varejo, quanto para atacado

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
26/11/2024 às 13:00 Atualização
26/11/2024 às 13:04

Com o apoio do ‘Programa Agente de Mercado’ do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o empresário Gutemberb Souza Lima, da Nortão Temperos, alavancou em 350% o faturamento de sua empresa, saindo de R$ 240 mil para R$ R$ 840 mil no último ano. A empresa, especializada em temperos alimentícios, está no segundo ano do programa e já se prepara para expandir para outros estados, como o Pará, Rondônia e Acre ainda neste ano.

Em Mato Grosso, nos primeiros 10 meses deste ano, 427 empresas de vários segmentos dos Municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Matupá, Juína, Sapezal, Tangará da Serra, Confresa, Barra do Garças, Rondonópolis e Cáceres, foram atendidas pelo programa gratuito, que trata de uma ação em nível nacional, que tem como objetivo aumentar o faturamento das empresas, por meio da aproximação entre quem produz com quem comercializa na modalidade B2B.

“Depois que o Sebrae entrou dentro da minha empresa mudamos toda nossa história. Sistema, produção, vendas e gestão. Esse é o segundo ano que estamos no projeto e, atualmente, tenho tempero para tudo e estamos lançando produto exclusivo. E tudo isso com a ajuda do Sebrae”, avalia Gutemberg. A Nortão temperos dispõe de uma linha completa de produtos, tanto para o varejo, direcionada para a dona de casa, quanto para o atacado, com ua linha food service, que é voltada para bares, restaurantes e afins.

Oportunidades

Com o objetivo de viabilizar o incremento de negócios, dois encontros estaduais foram realizados nas cidades de Cuiabá e Sinop. Participaram das ações os representantes de grandes grupos empresariais, a exemplo das redes Machado, Fort Atacadista, Compe, Atacadão, Atacados Assaí e JMD Urbanismo e 60 expositores de nichos diversificados visando a comercialização dos produtos.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, enfatiza que as ações realizadas junto aos empresários visam o crescimento e competitividade propiciando novos mercados. Um exemplo recente foi a participação de empresários de Mato Grosso, em setembro deste ano, na Exposição em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

“Uma das principais vantagens do programa é a identificação de oportunidades de negócio e a conexão direta com potenciais compradores. Essa abordagem permite que as empresas se posicionem de forma mais assertiva, ampliando sua base de clientes e aumentando o faturamento”, complementa.

Um dos empresários que participou da Exposição na Bolívia foi o proprietário da Jong Kombucha, Tarcísio Luís Davantel Marchiore. Com cinco anos de atuação no mercado, o empresário, que foi o pioneiro na comercialização regulamentada da bebida em Mato Grosso e um dos cinco no Brasil, argumentou que a experiência internacional somou na sua atuação de mercado.

“Foi perfeita a ida para a Bolívia, gostei demais. Começamos esse trabalho com Kombucha, que é um produto novo no mercado do Brasil. A regulamentação veio em 2020 e fomos a primeira fábrica a possuir o registro no Ministério da Agricultura. O Sebrae atua conosco desde o início e tive o suporte até de engenheiras de alimentos da equipe. Com o Sebrae implantei processos e fui melhorando a gestão, com boas práticas, ampliei os contatos e consegui aprimorar a minha ideia com a ajuda do Sebrae”, destaca.

Ainda segundo Tarcísio, a parceria continua para ampliar o mercado dentro e fora do Brasil. “Buscamos esta parceria com o Sebrae porque queremos expandir e buscamos caminhos para esta logística, para exportação e internacionalização do meu negócio. O Sebrae propicia muito networking e oportunidades, e vai nos ajudar a tirar do papel a nossa ideia de entrar no Centro-Oeste de forma bem sólida e assim conquistarmos grandes centros, a exemplo de São Paulo e Minas Gerais”, enfatiza.

Como aderir

O gestor estadual do Programa Agentes de Mercado, Gilson Iwasaki, explica que por meio do Agentes de Mercado, o empresário tem assessoria especializada por seis meses gratuitamente. Inicialmente é feito um diagnóstico e, posteriormente, um planejamento que será colocado em prática nos próximos meses. Neste período, o consultor acompanha com orientações estratégicas. A empresa interessada em participar do Programa deve estar de acordo com as normas regulamentadoras pertinentes à área de atuação.

“Antes de integrar o programa é feito uma análise se a empresa é assertiva para a proposta do projeto. O empresário pode adentrar por convite ou vindo até a sede do Sebrae demonstrando interesse. Não é exigido idade mínima de implantação da empresa e nem comprovação de faturamento”, explica.

Fonte: Sebrae

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