– O prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, indiciado pela Polícia Federal (PF) por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Para Brunini, a ação contra o ex-chefe da República tem cunho político que visa impedir que ele dispute as eleições em 2026.
Ainda segundo o prefeito eleito na capital mato-grossense, em 2026 a direta terá maioria no Senado Federal. Esse é um recado claro ao Supremo Tribunal Federal (STF), que é responsável pelas ações contra Bolsonaro, apontadas com cunho político por parte da direita do país.
“Mais uma narrativa que vai cair e 2026 teremos a maioria no Senado. Em Mato Grosso teremos 3 senadores pró Bolsonaro. Vamos pra cima. Força aí Jair Bolsonaro, aguenta firme”, argumentou Abilio em uma postagem nas redes sociais.
Em 2026 dois senadores serão eleitos por Mato Grosso. Pelo Partido Liberal, o deputado José Medeiros é o principal cotado para a vaga.
Ainda seguem com nomes sendo ventilados a deputada estadual Janaína Riva (MDB) e o do governador Mauro Mendes (União Brasil), todos com afinidade pela direita.
As cadeiras em disputa são do ministro Carlos Fávaro (PSD), atualmente ocupada pela senadora Margareth Buzetti (PSD) e Jayme Campos (União Brasil).
Fonte: odocumento