Um novo estudo de pesquisadores britânicos pode ajudar na cura do câncer. É a descoberta de que o fungo da lagarta laranja pode retardar o crescimento de células cancerígenas. Como funciona esse composto é objeto de pesquisa dos cientistas.
A revelação mostra os efeitos anti-inflamatórios e uma série de benefícios extras à saúde a partir do chamado cordicepina.
Esse composto não é conhecido na medicina ocidental. A substância química produzida pelo fungo da lagarta indicou que ela interage com os genes. É essa interação que interrompe o crescimento descontrolado das células cancerígenas.
Novos medicamentos
A análise sobre a forma como esse processo interrompe os sinais de crescimento celular que são hiperativos no câncer ajuda no desenvolvimento de novos medicamentos.
A expectativa é que esses medicamentos sejam menos prejudiciais aos tecidos saudáveis em comparação a muitos tratamentos disponíveis.
Cientistas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Nottingham têm estudado como os fungos parasitas podem afetar uma série de doenças.
Leia mais notícia
Publicação científica
Os resultados dos estudos foram publicados no periódico científico FEBS Letters.
A cordicepina, o composto produzido pelo fungo Cordyceps militaris que infecta lagartas, deve ser vendido como suplemento de saúde. Por enquanto, os pesquisadores seguem com testes para ampliar a viabilidade.
A medicação se mostrou promissora contra o câncer em uma série de estudos, segundo a GNN.
Fonte: sonoticiaboa