Há verdadeiras joias recentes como , ou a bem-sucedida série de televisão que demonstram que o gênero western não saiu de moda, mas a verdade é que o clássico cinema do Velho Oeste americano, que viveu seu auge nas décadas de 40 e 50, passou por períodos de decadência em que parecia não ter mais lugar na indústria.
Obras como , , ou são apenas alguns dos filmes que marcaram essa época de ouro do gênero. Filmes nos quais o mito do Velho Oeste então permanecia intacto, mas que, após a guerra do Vietnã e com a chegada da contracultura dos anos 60, tiveram que começar a ser um pouco diferentes e o gênero teve que se reinventar para continuar tendo sucesso.
Uma mudança que, de fato, também explica o sucesso internacional dos clássicos spaghetti westerns como a Trilogia do Dólar de ou a produção de subversivos anti-westerns como , assim como, em última instância, o gênero ter sido retomado de forma definitiva por uma nova geração de jovens cineastas da Nova Hollywood, a quem os estúdios deram praticamente toda a liberdade após outros sucessos de bilheteria.
No entanto, um projeto gigantesco do aclamado recém-chegado poderia ter arruinado tudo, acabando com a renovação geracional e com o gênero.
Para levar adiante seu filme , Cimino realizou um empreendimento monumental para a época: fez transportar um velho trem por todo o país a um custo de 150 mil dólares, construiu uma cidade inteira no oeste para as filmagens e um acampamento onde 1.200 figurantes aprenderam a viajar.
Além disso, dizia-se que às vezes Cimino proibia os intervalos e colocava seus atores em perigo através de precauções de segurança frouxas, então a crítica recebeu o filme em sua estreia já estando na defensiva. Quando finalmente o filme de Cimino estreou, o projeto havia consumido quatro vezes seu orçamento original e tinha 220 minutos de duração. A reação foi tão condenatória e os custos tão altos que muitos culpam o filme pelo desaparecimento de seu estúdio, United Artists, uma produtora chave na história do gênero.
Clint Eastwood salvou o gênero com O Cavaleiro Solitário
Depois do desastre, os investidores e produtores de cinema western foram vistos como um sinal de alerta em Hollywood.
Além disso, o gênero também carecia de uma de suas maiores estrelas, , já que, depois de , ele deixou um pouco de lado o western e se dedicou a filmes de ação como ou .
No entanto, o ator e diretor aparentemente sentia falta de seu chapéu de cowboy e em 1985, quando o gênero não passava por seu melhor momento, levou aos cinemas : a história de um homem sem nome que se veste como um pregador e apoia os colonos contra um brutal barão da mineração. Uma história clássica do Oeste com elementos místicos, tiroteios intensos e um Eastwood no tipo de personagem que lhe caía como uma luva.
O público adorou e O Cavaleiro Solitário se tornou o western de maior sucesso dos anos 80, sendo um raio de esperança para o gênero: seu sucesso mostrou aos investidores que ainda podiam confiar nos filmes do Oeste e acabou provocando um ressurgimento do gênero nos anos 90, com filmes tão emblemáticos como ou .
No entanto, foi precisamente com Os Imperdoáveis que Eastwood finalmente se despediu em 1992 do gênero que o havia acompanhado por mais de 30 anos.
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Fonte: adorocinema