O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), publicou no Diário Oficial do Estado as regras para a edição 2022 do Prêmio Educa MT, que faz parte do Programa Alfabetiza MT.
Nesse ano, a premiação total será de R$ 8,2 milhões, beneficiando 200 escolas da Rede Estadual de Ensino. Podem participar unidades dos 141 municípios que realizarem a avaliação somativa do Programa Alfabetiza MT até 25 de novembro.
A secretária adjunta de Gestão Educacional, Lélia Brun, explica que um dos objetivos da premiação é estabelecer uma rede de colaboração e compartilhamento de boas práticas e bom desempenho na alfabetização das redes públicas de ensino. “Também apoiamos financeiramente as 100 unidades que obtiveram os menores índices na avaliação somativa. Isso assegura o zelo pela equidade no Prêmio Educa MT”.
As escolas classificadas serão divididas em três categorias. O prêmio I será destinado as 80 escolas que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (Idem-Alfa). Já o Prêmio II é destinado às dez escolas com as maiores evoluções no Idem-Alfa em relação à edição anterior do prêmio. Por fim, o Prêmio III contempla dez escolas com Idem-Alfa igual ou superior a 5,0 pontos, que possuam os menores desvios-padrão entre os resultados individuais dos estudantes em Língua Portuguesa.
A portaria publicada no Diário Oficial do dia 27 de outubro, trata da atribuição a cada categoria e dos critérios para a sua premiação. Os valores entregues a cada escola serão depositados em conta e cada unidade decidirá, de forma coletiva, como investir os recursos. Além disso, as 100 escolas premiadas deverão assessorar pedagogicamente uma das 100 escolas apoiadas.
“O Prêmio Educa MT reafirma o compromisso da Seduc com o regime de colaboração e também com o zelo pela alfabetização na idade certa, até os 7 anos de idade de todas as crianças mato-grossenses”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Parâmetros
O Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (Idem-Alfa), cuja escala de medida vai de 0 a 10, é gerado a partir dos resultados obtidos pelo Sistema de Avaliação Educacional na Alfabetização, o Avalia MT.
São três indicadores usados como parâmetros: o fator de Equidade Educacional, taxa de Participação na Avaliação, além da proficiência média dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
A metodologia aponta no sistema os resultados, classifica cada aluno de acordo com a sua necessidade de aprendizado e atua diretamente no ponto focal junto à escola.
Fonte: GOV MT
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou o trabalho positivo das forças de segurança estaduais e federais no controle das manifestações, que estão ocorrendo desde as eleições. Em coletiva de imprensa, ocorrida na tarde deste domingo (06.11), Bustamante pontuou que mais de 80 pontos de bloqueio, em todo o estado, foram liberados por meio do diálogo, sem precisar do uso de força.
“Estamos conseguindo, de forma harmônica e integrada, dar uma resposta muito positiva no desbloqueio das estradas e na relação com os manifestantes. O direito de manifestar é constitucional, assim como o direito de ir e vir”, disse o secretário de Segurança.
Também participaram da coletiva, o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo, e a diretora de Inteligência, Marília Alencar, todos vinculados ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.
Carlos Paim explicou que a vinda da comitiva de Brasília à Cuiabá foi para colocar a estrutura do ministério à disposição de Mato Grosso e conhecer a atuação das forças de segurança locais.
“Estamos acompanhando as manifestações e parabenizamos Mato Grosso por essa integração que está ocorrendo. Estamos ávidos por conhecer a capacidade operacional das forças de segurança de Mato Grosso, porque assim podemos entender como, eventualmente, nós podemos contribuir com o estado”, disse Paim.
Já o secretário Alfredo Carrijo elogiou a forma como Mato Grosso tem lidado com as manifestações. “Nossa presença aqui é para demonstrar que o Governo Federal trabalha em conjunto com o Governo de Mato Grosso na solução de qualquer problema que possa ocorrer. Estamos impressionados com a capacidade do estado em lidar com esta situação, de uma maneira fenomenal, preservando os direitos constitucionais de todos”, disse Carrijo.
Bustamante ainda assegurou aos veículos de imprensa que todas as forças de segurança seguem acompanhando as manifestações enquanto for necessário.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou o trabalho positivo das forças de segurança estaduais e federais no controle das manifestações que estão ocorrendo desde as eleições. Em coletiva de imprensa, ocorrida na tarde deste domingo (06.11), Bustamante pontuou que mais de 80 pontos de bloqueio em todo o estado foram liberados por meio do diálogo, sem precisar do uso de força.
“Nós estamos conseguindo de forma harmônica e integrada dar uma resposta muito positiva no desbloqueio das estradas e na relação com os manifestantes. O direito de manifestar é constitucional, assim como o direito de ir e vir”, disse o secretário de Segurança.
Também participaram da coletiva o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo e a diretora de Inteligência, Marília Alencar, todos vinculados ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.
Carlos Paim explicou a vinda da comitiva de Brasília à Cuiabá para colocar a estrutura do ministério à disposição de Mato Grosso e também conhecer a atuação das forças de segurança locais.
“Nós estamos acompanhando as manifestações e parabenizamos Mato Grosso por essa integração que está ocorrendo. Estamos ávidos por conhecer a capacidade operacional das forças de segurança de Mato Grosso, porque assim podemos entender como, eventualmente, nós podemos contribuir com o estado”, disse Paim.
Já o secretário Alfredo Carrijo elogiou a forma como Mato Grosso tem lidado com as manifestações. “Nossa presença aqui é para demonstrar que o Governo Federal trabalha em conjunto com o Governo de Mato Grosso na solução de qualquer problema que possa ocorrer. Estamos impressionados com a capacidade do estado de lidar com essa situação de uma maneira fenomenal, preservando os direitos constitucionais de todos”, disse Carrijo.
Bustamante ainda assegurou aos veículos de imprensa que todas as forças de segurança seguem acompanhando as manifestações enquanto for necessário.
Fonte: GOV MT
- A Polícia Militar realizou neste fim de semana, sábado e domingo (05 e 06.11), a 22ª Corrida Homens do Mato, em Cuiabá. Ao todo, participaram da competição 2 mil atletas, que percorreram distâncias de 5 e 10 km, na Av. Historiador Rubens de Mendonça.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou a importância desta nova edição da corrida para a sociedade, como forma de integração com a instituição.
“Esta é uma corrida muito tradicional na Polícia Militar de Mato Grosso, que já faz parte do calendário mato-grossense de atletismo. Além disso, a competição aproxima a sociedade das forças de segurança, em especial da Polícia Militar e suas unidades especializadas”, afirmou coronel Mendes.
A 2º sargento Rejane Costa participou da corrida deste ano e fez o percurso de 5 km. Para ela, o evento disponibilizou uma mega estrutura e parabenizou a equipe da organização. “Eu já participei de várias edições. Gostaria de parabenizar a organização do evento. O percurso foi um pouco difícil, com muitas subidas, principalmente no final, mas consegui concluir a prova”, disse.
Como forma de superar desafios, Maria do Carmo, de 84 anos, e Cedil Pereira, de 97 anos, que foram os primeiros a retirar os kits da prova, comemoraram a participação em mais uma Corrida Homens do Mato. Eles completaram a prova logo nos primeiros 30 minutos após a largada.
“Essa corrida foi uma das melhores, a Polícia Militar está de parabéns. Eu participo desde a 1ª edição, e neste ano tiveram muito carinho conosco”, disse Maria. Cedil também comemorou a edição. “A corrida foi muito boa, melhor não podia ser. Já estou à espera da próxima”.
A última edição da prova foi realizada em 2019 e, neste ano, retorna ao calendário de corridas de rua mato-grossense. Podem participar atletas amadores e profissionais de Mato Grosso e de estados vizinhos.
Corrida Homens do Mato Grosso Kids
No sábado (05.11), foi realizada a primeira edição da Corrida Homens do Mato Kids, para crianças de 4 a 12 anos, nas modalidades 4 a 6 anos, 500 metros; 7 a 9 anos, 700 metros; e 10 a 12 anos, 1 km; em trajeto realizado na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
O pequeno David Soares, de 9 anos, participou pela primeira vez de uma corrida e para ele foi uma experiência muito legal. “Eu gostei muito, ganhei medalha e ainda brinquei bastante”, disse.
Isabele Santana, de 11 anos, já participou de outras corridas promovidas pela Polícia Militar. Ela competiu na Rotam Extreme, realizada em junho. “É sempre uma experiência única e diferente. Eu gosto muito de correr e quero participar de todas as edições”, contou.
“Esta foi mais uma edição de grande sucesso da Corrida Homens do Mato Grosso, com a participação de crianças, filhas de militares e civis, realçando a importância da interação. Uma competição saudável, onde todos são campeões, e de união entre famílias”, destacou coronel Mendes.
Fonte: GOV MT