Visitar a Alemanha durante o final de ano é ter a certeza de esbarrar com ao menos um Mercado de Natal pelas ruas. Apesar de ser conhecida pela Oktoberfest, a cidade de Munique também é palco para feiras que celebram a chegada das festividades de final de ano.
Assim como em outros pontos da Alemanha, as origens dos Mercados de Natal datam do século 14. A Marienplatz se tornou o principal ponto de reunião de feirantes na cidade em 1972.
Conheça o Mercado da praça Marienplatz
O Mercado de Natal mais tradicional de Munique é o Christkindlmarkt, na praça Marienplatz, no centro da cidade. A feira funciona de 25 de novembro a 24 de dezembro anualmente.
Na praça, além das bancas que vendem presentes e aperitivos, há uma árvore de Natal de 25 metros de altura, decorada com milhares de luzes. Da sacada da Prefeitura de Munique, que fica na mesma praça, músicos e corais participam de apresentações durante o Mercado de Natal – no dia 24 de dezembro, há um show especial.
São mais de uma centena de cabanas de madeira onde feirantes vendem objetos de decoração com temas natalinos, canecas, produtos de artesanato, bem como bebidas e comidas típicas da região da Bavária.
O horário de funcionamento vai das 10h às 21h de segunda-feira a sábado. Aos domingos, o fechamento é às 20h. Já no dia 24 de dezembro, o Mercado se encerra às 14h.
O Mercado tem atrações para toda a família. Crianças de seis a doze anos podem participar do Atelier dos Anjos: uma oficina para confecção de velas, cartões e decorações para a árvore de Natal.
Há fantasias disponíveis para os pequenos que desejarem entrar totalmente no clima festivo. A atividade ocorre na Prefeitura de Munique, de 28 de novembro a 15 de dezembro, às 14h30 e às 16h30. É preciso reservar a vaga antecipadamente.
Outra atração típica e inusitada é o desfile dos Krampus: todos os anos, no dia 8 de dezembro, centenas de pessoas mascaradas como demônios passam pelo Mercado de Natal.
A tradição tem origem na lenda de São Nicolau, segundo a qual o famoso Papai Noel teria como acompanhante o Krampus. Enquanto Nicolau presenteava as crianças bem comportadas com presentes, o Krampus era encarregado de punir as mais levadas. Hoje, a tradição das fantasias só serve para divertir as crianças e adultos durante a feira.
Conheça outras atrações natalinas em Munique
As festividades se espalham pela cidade: na catedral de St. Peter, também no centro da cidade, um Mercado de Natal especializado em artesanatos, com diversas opções de ornamentos para montar o Presépio e decorar a casa no período natalino, é realizado todos os anos.
O Mercado de Natal na St. Peter funciona de 25 de novembro a 15 de dezembro, das 11h às 19h diariamente. São cobrados 3 euros para entrada na igreja.
Outra opção é o Mercado da Idade Média (ou Mittelaltermarkt), que tenta recriar o ambiente original dos primeiros Mercados de Natal. É tudo temático, desde as músicas até as vestimentas dos feirantes.
Os visitantes que desejarem voltar o relógio em alguns séculos podem visitar o Mercado da Idade Média na praça Wittelsbacherplatz, de 25 de novembro a 23 de dezembro, das 11h às 21h.
O Chinesischer Turm Weihnachtsmarkt – ou Mercado de Natal da Torre Chinesa – é realizado em meio a um pagode chinês tradicional, no Jardim Englischer. Em geral, o local é usado para festivais de cervejeiros, mas no Natal se torna palco para atividades festivas como uma cabana onde há contação de histórias para crianças e, claro, estandes com comidas, bebidas e produtos locais.
Já o Pink Christmas é o programa de Natal oficial da comunidade LGBTQIA+ de Munique. Desde 2005, o Mercado é realizado no bairro Glockenbachviertel, charmoso por seus pubs e lojas. São promovidos shows especiais e a festa continua nos bares próximos.
Fonte: viagemeturismo