“Gente, estou recebendo esse vídeo de muitas pessoas… Isso é mentira, a Secretaria da Mulher não vai acabar, ao contrário, a Secretaria da Mulher terá uma mulher extremamente preparada”, declarou a deputada, referindo-se à policial militar Hadassah Suzannah, que assumirá o desafio no próximo ano.
Além de defender o preparo da indicada, a parlamentar foi ainda além nos elogios feitos ao prefeito eleito. “Eu quero parabenizar o Abilio, porque o Abilio falava muito pouco da pauta da mulher durante seus debates, mas ele está mostrando que ele valoriza a mulher de verdade. São várias mulheres ocupando cargos de alto escalão, secretarias importantes do município. Eu não me lembro de ter visto na história do município tantas mulheres sendo protagonistas da transição e dessa mudança que o Abilio prometeu para Cuiabá”, emendou.
Janaina Riva também disse o que espera da atuação da Pasta no município. Diferentemente do auxílio assistencial, quer que a Secrtaria da Mulher tome conta de fato das pautas essenciais ao público.
“E a Secretaria da Mulher, eu tenho uma expectativa, que ela possa ser realmente protagonista das mudanças que nós mulheres ainda almejamos. Desde o fim da violência doméstica, sexual, física, psicológica ao assédio também moral, ao assédio sexual. Que a secretaria também possa proporcionar capacitação de mulheres, que possa auxiliar a fazer com que mulheres possam ser empregadas e possam também ajudar na renda da sua casa ou até mesmo ser o arrimo da família como já acontece hoje em quase metade das casas basileiras. Esse é o nosso desejo”.
Por fim, a deputada coloca à disposição do município o trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, conduzida por ela.
“Nós queremos ajudar a Hadassah, queremos já colocar a nossa procuradoria à disposição pra ajudar a fazer de fato o que entendemos que a mulher precisa. A mulher não precisa de uma secretaria pra dizer ‘temos uma Secretaria da Mulher em Cuiabá’. A gente precisa de uma secrearia que funcione, que tenha orçamento, que tenha estrutura, que dê retorno para população, do imposto que a população paga. Secretaria só pra ficar tirando foto, fazendo desfile e entregando cesta básica, não. Não pode ser uma extensão da Assistência Social, tem que ser muito mais que isso. Ela tem que ser uma grande ferramenta de transformação na vida de mulheres”.
Fonte: leiagora