O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) protocolou um pedido na para convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O parlamentar quer um esclarecimento oficial do governo sobre a .
Van Hattem fez o pedido neste sábado, 16, depois que a mulher de Luiz Inácio Lula da silva resolveu xingar o sul-africano durante um festival que ficou conhecido como “Janjapalooza”, no rio de janeiro.
Durante o evento, Janja foi interrompida pelo barulho da buzina de um navio, e ironizou: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”.
Assista ao vídeo do momento em que Janja manda Musk “se fod*r”:
Janja da Silva, Lula’s wife, just said “fuck you, @elonmusk” during the G20 Social panel. This is the “tolerant” left. pic.twitter.com/lphpxHiFgb
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) November 16, 2024
Elon Musk foi nomeado por Donald Trump, presidente reeleito dos Estados Unidos, para liderar o Departamento de Eficiência Governamental ,a partir de janeiro de 2025. A relação dele com o Brasil é estratégica, principalmente em áreas de tecnologia e inovação.
Van Hattem teme que o comportamento de Janja gere uma crise diplomática entre os Brasil e os EUA.
“É necessário avaliar como declarações feitas por representantes do governo brasileiro, ainda que em caráter pessoal, podem ser percebidas e como podem impactar a cooperação internacional, especialmente em temas estratégicos e econômicos”, pontua o documento.
A declaração de Janja gerou reações políticas no cenário nacional. Figuras proeminentes da oposição, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), criticaram o comportamento da primeira-dama.
Assim como Van Hattem, ambos acreditam que as palavras de Janja poderiam desencadear uma crise diplomática com o futuro governo norte-americano, além de comprometer a imagem do país em um momento delicado para as relações internacionais.
“Já temos mais um incidente diplomático”, escreveu Jair Bolsonaro no Twitter/X. “Esse é o nível do governo Lula da Silva — com consequências diplomáticas”, completou Eduardo.
Veja a postagem do ex-presidente:
– Já temos mais um problema diplomático. pic.twitter.com/TXLZifhEXX
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 16, 2024
O Ministério das Relações Exteriores ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: revistaoeste