O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com 11 líderes mundiais, neste domingo, 17. Essas lideranças, que incluem presidentes e primeiros-ministros, vieram ao Brasil para participar da , que começa nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro.
O petista começou o dia na sessão de abertura do Urban 20 (U20), às 9h. O encontro, que antecede o G20, tem o objetivo de promover o debate e a articulação política nas áreas econômica, de clima e de desenvolvimento nas cidades. O evento é realizado no centro cultural Armazém da Utopia, localizado no centro do Rio.
Depois do encontro, Lula se dirige ao Forte de Copacapana, para reunir-se com as lideranças mundiais. O primeiro encontro será com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, às 10h30.
Em janeiro, o governo da . À época, Lula demonstrou apoio à denúncia contra Israel no Tribunal Internacional de Haia, na Holanda.
Às 11h20, o presidente do Brasil terá reunião com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Neste ano, o anunciou exportações de carne de frango ao país asiático.
A agenda de Lula continua com um encontro marcado para às 12h20, com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. A líder italiana tem sido contra as propagações de pautas de esquerda como o aborto, a agenda woke e ao que ela chamou de .
No período da tarde, Lula vai ter uma audiência com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, o sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
Depois, às 15h, o petista vai ter uma reunião com o presidente da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh. Em agosto, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Vietnã .
Lula também vai se encontrar com o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço. O encontro está marcado para às 16h40. Em 2023, o petista prometeu retomar os financiamentos brasileiros em Angola. Ao menos 18 empresas, algumas investigadas na Operação Lava Jato, .
Depois, Lula terá reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, às 17h30. À noite, o petista terá mais três encontros: reunião com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, às 18h20; e com o presidente da França, Emmanuel Macron, às 19h30. O último encontro será com o presidente da Bolívia, Luis Arce, às 20h20.
Fonte: revistaoeste