Dores abdominais, queimação e sensibilidade no estômago. Esses são os sintomas da gastrite, condição caracterizada pela inflamação da mucosa, que reveste o estômago. De acordo com Camila Backes, médica especialista em saúde gástrica, essa inflamação pode se tornar crônica e afetar a qualidade de vida.
“É como se o revestimento do estômago estivesse ‘irritado’, ‘queimado’ e, com isso, se torna mais sensível a certos alimentos, hábitos e até mesmo ao estresse”, explica a médica.
Contudo, existem alimentos e hábitos que podem minimizar os impactos da gastrite e melhorar a qualidade de vida. Por isso, o Primeira Página reuniu cinco aliados naturais que ajudam no controle da gastrite. Confira:
1. Mamão
O mamão é rico em papaína, uma enzima que facilita a digestão e ajuda a diminuir o desconforto gástrico. Com baixo teor ácido, a fruta é bem tolerada por pessoas com gastrite e contribui para uma digestão mais suave, além de ser fonte de fibras, que regulam o trânsito intestinal, evitando que o estômago fique sobrecarregado.
2. Maçã
A maçã é um dos frutos mais indicados para quem sofre de gastrite. Rica em fibras e antioxidantes, ela age como um calmante natural, ajudando a proteger o revestimento do estômago. Além disso, sua alta quantidade de pectina é útil para regular o sistema digestivo e reduzir o desconforto. Uma dica é consumir a maçã assada, o que torna sua digestão ainda mais fácil.
3. Aveia
Aveia é uma fonte rica de fibras solúveis e ajuda a formar uma espécie de “barreira” protetora no estômago. Ela facilita o trânsito intestinal e ajuda a controlar o nível de acidez, além de fornecer uma sensação de saciedade, o que é ideal para quem precisa fazer pequenas refeições ao longo do dia. Sua versatilidade permite que seja incluída em várias preparações, de mingaus e vitaminas.
4. Chá de Camomila
O chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes, não só para o sistema nervoso, mas também para o estômago. Rico em compostos antiinflamatórios, ele ajuda a reduzir a inflamação e acalma a mucosa gástrica. Consumir uma xícara de chá de camomila morno após as refeições pode aliviar os sintomas e proporcionar um momento de relaxamento.
5. Batata Doce
A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico e excelente para pessoas com gastrite. Com propriedades anti-inflamatórias e ricas em fibras, ela promove uma digestão lenta e suave, evitando picos de acidez no estômago. Além disso, é uma ótima fonte de energia que ajuda a manter a saciedade por mais tempo sem agredir o estômago.
Hábitos que fazem a diferença:
Além de escolher os alimentos certos, adotar hábitos conscientes na alimentação é fundamental. Comer devagar, optar por refeições menores e frequentes e evitar alimentos como frituras, doces, bebidas alcoólicas e cafeína em excesso são recomendações essenciais para quem sofre de gastrite.
A prática de atividades físicas, momentos de relaxamento e um sono de qualidade também são fundamentais para controlar o estresse e proteger o estômago.
Fonte: primeirapagina