A praia de Canoa Quebrada é famosa por suas falésias e dunas de areia esculpidas pelo vento e pelas marés. Localizada no município de Aracati, a cerca de 160 km a leste de Fortaleza, o local começou como um pequeno povoado remoto, com pescadores jangadeiros, mas ganhou fama a partir dos anos 1970 – hippies e imigrantes se fixaram pela região, que aos poucos passou a ganhar estrutura para receber visitantes, sem perder seu rústico.
Canoa Quebrada é a praia central de Aracati e a mais conhecida, é nela que se pode encontrar uma famosa escultura na parede de areia com o desenho de uma lua e uma estrela. Mas não é a única: na foz do rio Jaguaribe fica a Praia do Fortim, talvez um dos últimos achados do Ceará, ainda conhecida pela tranquilidade.
Na faixa do litoral, praias que pertencem a outros municípios também entram no roteiro de quem visita Canoa Quebrada, especialmente para quem contrata os passeios de buggy. Se este for o seu caso, vale visitar as falésias da Garganta do dragão (também chamada Garganta do Diabo), as formações geológicas de Ponta Grossa e a praia Redonda.
Ver essa foto no Instagram
Qual a melhor época para visitar Canoa Quebrada?
Durante todo o ano é difícil encontrar temperaturas abaixo dos 20ºC no Ceará, então sempre faz calor. Por outro lado, os meses de janeiro a junho costumam ser os meses com maior possibilidade de chuva, sendo o período mais chuvoso entre março e maio.
Ver essa foto no Instagram
De julho em diante a probabilidade de chuva é menor, o calor é constante e o período tem a fama de ser a estação dos ventos, quando os céus se colorem com as “pipas” dos kitesurfistas.
Como chegar em Canoa Quebrada?
Para quem vem de outros estados, a melhor maneira é pegar um voo até Fortaleza e fazer o restante da viagem pelos 150 km de estrada, percorrendo a CE-040 em carro, ônibus ou algum tour contratado para chegar à praia famosa.
O que fazer em Canoa Quebrada?
Na areia da praia, algumas regiões de Canoa Quebrada possuem megabarracas com aluguel de espreguiçadeiras e quitutes para saborear. Perto de onde ficam as falésias, jangadeiros oferecem passeios. A negociação costuma acontecer na hora, mas é bom pedir alguma recomendação no lugar em que você estiver hospedado.
Ver essa foto no Instagram
Os passeios de buggy pelas dunas ou até a Ponta Grossa podem ser contratados nas grandes barracas, no posto dos bugueiros ou por meio das pousadas, caso você se hospede em uma. No alto da falésia também são oferecidos voos de parapente, cujos preços variam para os voos duplos e os individuais entre R$ 400 e R$ 150.
Por fim, não deixe de desfrutar na “broadway” de Canoa Quebrada, a rua Dragão do Mar, a mais famosa do pedaço. A área no calçadão reúne as melhores opções para almoço ou jantar com os bares e restaurantes.
Fonte: viagemeturismo