Sophia @princesinhamt
Eventos

Rap indígena dos Brô MCs conquista indicação no Grammy Latino com participação especial de Alok

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Marcada para a quinta-feira (14), a Premiere do Latin Grammy, em Miami, nos Estados Unidos, será essencial para consagrar a música sul-mato-grossense pelo mundo. O grupo de rap Brô MC’s se apresenta pela 1ª vez no palco do maior evento de música latina do planeta. Com o hit “Jaraha”, a proposta, que contará com a parceria do DJ Alok, quer mostrar a união entre o ritmo eletrônico e as tradições culturais indígenas.

Impulsionados pelas lutas das aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas em Dourados, o grupo deseja trazer um novo olhar para os povos indígenas. Segundo o MC CH, um dos integrantes do Brô MC’s, a mensagem é clara. “Estamos aqui para dizer ao mundo que nossa luta, nossa história e nossa cultura são essenciais. Queremos que todos entendam a nossa realidade e o que enfrentamos diariamente e que nossa existência seja reconhecida e respeitada”. 

A apresentação visa reformar o compromisso de manter viva a cultura e o talento indígena, ao mostrar que em meio as lutas cotidianas, ainda há espaço para a arte que funde o rap e o eletrônico com elementos da ancestralidade. A música Jaraha, é parte do projeto “O Futuro é Ancestral”, de Alok, que já recebeu duas indicações ao Grammy Latino, com as músicas “Drum Machine”, colaboração com o DJ Pickle e Pedju Kunumigwe, parceria com os Guarani Nhandewa. 

É mais do que fama!

Para o Brô MC,  Kelvin Mbaretê, a performance no Grammy Latino representa mais do que fama ou reconhecimento, é, na verdade, uma forma de demarcar o território e mostrar para o mundo que o Brasil e, sobretudo, os povos indígenas, precisam estar nesse local de destaque. “É uma vitória para nós indígenas, especialmente para meu povo Guarani e Kaiowá. Estar aqui é mostrar que temos muito a dizer, que nossa cultura é rica e que temos uma voz potente no cenário global”, declarou Kevin. 

A música ‘Jaraha’ é uma canção de motivação e resiliência, segundo Kelvin. “Nossa música fala de resistência, da batalha dos povos originários, e como, mesmo enfrentando tantas adversidades, seguimos firmes. Estar no palco do maior evento de música latina é uma enorme vitória”, celebra Kelvin.

Onde assistir? 

O show terá transmissão ao vivo pelo Canal BIS (TV fechada) e pelo canal oficial do Latin Grammy no YouTube.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.