O senador Humberto Costa (-PE) disse que a vitória de nos Estados Unidos é um “sinal de alerta” para a esquerda no Brasil. segundo o petista, a vitória do republicano mostra que a hipótese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva perder as eleições em 2026, caso concorra, não é impossível. O parlamentar deu a declaração ao portal Metrópoles.
“Obviamente que o resultado lá [nos Estados Unidos] tem que deixar para todos nós um sinal de alerta”, afirmou o congressista nordestino. “Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas, sem dúvida, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada.”
O petista afirmou que até um tempo atrás, Donald trump era um “acidente na história da política”. Apesar disso, o republicano conseguiu voltar ao Executivo norte-americano depois de ficar quatro anos longe da Casa Branca.
“Com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta, porque ele vai ter a maioria na câmara, a maioria no Senado, já tem a maioria dos integrantes da Suprema Corte”, lamentou o petista. “Então, todas as condições para fazer o governo que ele queira, como queira, ele tem hoje.”
De acordo com o senador, o Brasil pode ter a mesma experiência com uma possível volta do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ou então, com alguma figura representante do espectro da direita.
O governo Lula pretende fazer alterações no Ministério da Esplanada em fevereiro de 2025. Nessa época, a Câmara dos Deputados e o estarão em momento de transição na presidência. Para Humberto Costa, as alterações precisam passar pelo governo, que, segundo, não tem conseguido se comunicar com a população.
“Me parece que é um consenso que nós precisamos, e aí não é um problema do governo só, é um problema do partido também, nós precisamos nos comunicar melhor com a sociedade”, afirmou Costa. “E esse é um bom governo. No entanto, a população ou uma parte expressiva da população não consegue sentir isso.”
Dessa forma, Costa fez crítica a um colega de dentro do PT. Afinal, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República está sob controle do ministro-chefe Paulo Pimenta.
Fonte: revistaoeste