Sophia @princesinhamt
Notícias

Sebrae/MT entrega projeto de agricultura familiar à Prefeitura de Paranatinga

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Sebrae/MT realiza entregas à Prefeitura de Paranatinga para desenvolver familiar no município

Plano da agricultura familiar e Mapa dos produtores foram entregues após consultorias desenvolvidas por meio do Cidade e Sustentável

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
12/11/2024 às 09:50

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou, na última sexta-feira (08), as entregas do Plano da agricultura familiar e do Mapa dos produtores de Paranatinga à Prefeitura Municipal, elaborados por meio de consultorias do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável. Com a segunda entrega, o município se tornou pioneiro no georreferenciamento da agricultura familiar, que é um mapa com todos os agricultores que utilizam as ações da prefeitura, para a melhor disponibilização dos produtos.

O plano quadrienal da agricultura familiar do município é dividido em seis grandes eixos. O primeiro eixo é de identificação, o é de transferência de conhecimento, o terceiro de logística e estrutura, o quarto de cooperativismo e associativismo, o quinto de canais de comercialização e o sexto de agregação de . Segundo o consultor do Sebrae/MT, Luiz Cesar Pivovar, as duas entregas representam avanços para a agricultura familiar no município de Paranatinga.

“A principal importância desse planejamento da agricultura é fazer com que os recursos da própria agricultura sejam destinados de forma coesa, de forma a tornar a gestão pública maior e mais eficiente. Normalmente, as Secretarias de Agricultura dos municípios possuem pouca mão de obra, poucos recursos e a ideia do plano é fazer com que a prefeitura consiga visualizar os resultados, o que se pretende alcançar durante esses quatro anos, acompanhar a evolução de todas as ações propostas e também monitorar os resultados com o objetivo de caso necessário, fazer novas adequações”, explica.

O município de Paranatinga é o quarto do estado de Mato Grosso a realizar o plano da agricultura familiar dentro do programa Cidade Empreendedora e Sustentável. Quando se trata do georreferenciamento da agricultura familiar, o município é o primeiro do estado a ter o mapeamento dos produtores.

“O grande objetivo do georreferenciamento é identificar os agricultores, onde eles estão, o que eles produzem, qual é o distanciamento de cada um e torná-los uma referência para toda a sociedade. Isso faz com que a prefeitura disponibilize uma vitrine de todos os produtos que são comercializados. Dessa forma, qualquer empresário, qualquer restaurante, qualquer empresa que queira realizar aquisição, basta entrar em contato diretamente com o produtor e fazer essa compra”, ressalta.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, ressalta que as parcerias entre Sebrae/MT e Prefeituras Municipais são fundamentais para a transformação dos pequenos negócios em Mato Grosso.

“O programa Cidade Empreendedora e Sustentável, em parceria com a Prefeitura Municipal, busca trabalhar principalmente a melhoria do ambiente de negócio para a micro e pequena empresa. É um programa que visa trabalhar de forma a facilitar a atuação dos pequenos negócios na cidade, buscando olhar para a desburocratização, para as compras públicas, para as legislações, para as revisões das legislações, para deixar um ambiente favorável à atuação das micro e pequenas empresas no estado de Mato Grosso”, descreve.

2024 word1
Plano da agricultura familiar e Mapa dos produtores foram entregues à Prefeitura Municipal – Foto: Sebrae/MT

O prefeito de Paranatinga, Josimar Marques Barbosa, disse que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MT é fundamental para a gestão pública.

“Existe um município antes do Sebrae e depois do Sebrae. Todo o trabalho de assessoria que o Sebrae vem fazendo junto à Paranatinga na agricultura familiar é transformador. É um trabalho indispensável para a gestão pública. Os municípios que já fizeram adesão ao programa Cidade Empreendedora e Sustentável não se arrependeram”, disse.

A agricultora Alessandra Felice foi a primeira de Paranatinga a fornecer produtos para o município e para o estado.

“Sou produtora de banana e de várias hortaliças e forneço à prefeitura na agricultura familiar, nas escolas municipais e estaduais. O Mapa é um ótimo projeto para nós, para desenvolver e levar mais conhecimento para as pessoas sobre quem são os produtores da nossa cidade. Agradeço muito à prefeitura e ao Sebrae porque nós trabalhamos muito bem esse ano e contamos com muito apoio na agricultura familiar no município. Recebi muita ajuda para desenvolver essa parte da merenda escolar e só tenho a agradecer”, disse a produtora.

O secretário de Agricultura do município, Diego da Silva Nascimento, ressalta sobre a relevância de Paranatinga ser a primeira cidade do estado de Mato Grosso a ter desenvolvido o mapeamento dos produtores da agricultura familiar da região.

“É importante para aproximar o comércio desses produtores, onde o público vai ter uma visão de o que estão produzindo, onde estão produzindo, quem está produzindo e o contato para a compra desses produtos. Ficamos muito felizes com esse apoio do Sebrae que realmente faz muita importância para a prefeitura e para os produtores”, afirma.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.