Se você pensava que o primeiro híbrido nacional da Volkswagen seria um automóvel, se enganou. A fabricante revelou o caminhão conceito Meteor Hybrid durante a Fenatran 2024 (Feira Nacional do Transporte), em são paulo (SP).
A novidade traz o sistema de tração inteligente desenvolvido em parceria com a Suspensys e combina um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico. O conjunto proporciona maior capacidade de tração, já que o terceiro eixo pode ajudar a tracionar, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário.
Toda a operação é feita de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, antecipando até mesmo topografias à frente na estrada. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado.
De acordo com a Volkswagen, com a nova tecnologia, o tempo das viagens pode ser reduzido. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional de 35% de tração nas rodas. A economia de diesel chega a 10% com o sistema híbrido, com redução de 25 toneladas por ano de CO2e (dióxido de carbono equivalente)
Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota e a bateria pode ser carregada em uma tomada de baixa voltagem, de 220V.
Para aumentar a eficiência, o Meteor Hybrid traz um pacote aerodinâmico composto por um conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e chassi, além de extensores para proteger o pack de baterias.
Dentro, há um sistema de câmeras e monitores que elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos, além de possibilitar que o motorista “enxergue” até 2 quilômetros à frente.
E os carros híbridos da Volkswagen?
A Volkswagen também está preparando sua entrada no segmento dos carros híbridos. Apesar de já ter vendido o importado Golf GTE sem muito sucesso, a empresa já desenvolve o sistema híbrido para seus modelos nacionais. Trata-se do eTSI, que já está disponível na Europa e deve chegar ao Brasil entre 2025 e 2026.
O eTSI é um sistema híbrido leve que combina um conjunto de 48 volts – dotado de pequeno motor e uma bateria de íons de lítio – com um motor a combustão 1.5 Turbo. O motor elétrico não pode tracionar o veículo, apenas ajuda o motor térmico. Com o sistema, o Golf alemão pode ter um consumo de até 25 km/l.
Por aqui, o sistema híbrido leve deve ser disponibilizado também para o motor 1.0 Turbo, além do 1.5, que vai substituir o 1.4 TSI usado em Polo, Virtus,T-Cross e no futuro Nivus GTS.
O sistema híbrido deverá fazer parte do pacote mecânico do novo SUV compacto Tera, que estreará no ano que vem.
Fonte: autoo