Neste fim de semana, projeção da agência de notícias indicou a vitória de Donald Trump no Estado do Arizona. Dessa forma, o republicano encerra a disputa eleitoral com a conquista de 312 delegados do colégio eleitoral dos Estados Unidos.
Com 11 delegados em jogo, o Arizona era o único dos 50 Estados norte-americanos em que ainda não era possível cravar quem seria o vencedor no âmbito da eleição presidencial. De acordo com a Associated Press, Trump obteve 52,5% dos votos no Arizona, contra 46,5% de Kamala Harris.
Atual vice-presidente dos EUA, Kamala para enfrentar Trump na eleição deste ano, que ocorreu na última terça-feira, 5. Ela entrou na disputa como cabeça de chapa depois de o presidente Joe Biden .
Enquanto Trump conquistou 312 dos 538 delegados do colégio eleitoral, a democrata ficou com apenas 226. Foi a maior diferença desde 2012, quando barack obama (Partido Democrata) conquistou a reeleição ao derrotar Mitt Romney (Partido Republicano), por 332 a 206.
Neste ano, conforme as apurações oficiais e as projeções da Associated Press, Trump foi o mais bem votado em 31 Estados norte-americanos, além de conquistar um dos quatro delegados em jogo no Maine. Já Kamala levou a melhor no Distrito de Columbia, em 18 Estados e em um distrito do Nebraska.
Trump, nesse sentido, levou a melhor sobre Kamala nos sete “Estados-pêndulo” deste ano — locais onde, antes da votação, havia indefinição de quem seria o vencedor. Além do Arizona, o republicanos sagrou-se como campeão de votos em Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Juntos, eles somam 93 delegados no colégio eleitoral.
A superioridade do republicano também se deu no voto popular. Até às 22h15 deste domingo, 10, Trump contabiliza 74,7 milhões de votos, o equivalente a 50,4% do total. A representante democrata aparece com 71,1 milhões (48%).
Vitória do Partido Republicano além dos 312 delegados de Trump
Para o Partido Republicano, a vitória na disputa eleitoral deste ano foi além da conquista dos 312 delegados no colégio eleitoral, o que marcará o retorno de Trump à Casa Branca. A legenda, a saber, conquistou a maioria dos assentos do Senado. Além disso, apesar de a apuração seguir em alguns locais, projeções indicam maioria republicana na Câmara dos Representantes.
Conforme as indicações, o Partido Republicano terá, a partir do ano que vem, 53 senadores. O Partido Democrata ficará, no entanto, com 46 cadeiras na Casa, além de dois eleitos de forma independente. Na Câmara, por fim, a apuração de momento indica 213 a 203 a favor dos republicanos.
Fonte: revistaoeste