As chuvas irregulares na região do Araguaia, em Mato Grosso, já prejudicam a safra da soja e ameaçam a janela do milho. Em Canarana, produtores relatam haver estandes comprometidos e lavouras com risco de perda por falta de umidade, além de replantio.
Com previsão de ampliar a área destinada à soja, que deve chegar a 340 mil hectares, o município inicia a safra 2022/23 com agricultores apreensivos e temendo prejuízos.
A situação em Canarana é o tema desta semana do episódio 58 do Patrulheiro Agro.
Mato Grosso no dia 27 de outubro atingiu 83,45% dos 11,8 milhões de hectares previstos para a cultura nesta safra 2022/23. Na região nordeste 58,68% da área havia sido plantada.
“Paramos de plantar. A área está extremamente seca”, comenta o agricultor Diego Dall Asta, que plantou até agora 70% dos 3,1 mil hectares destinados a soja.
Dall Asta comenta que em um terço da área choveu entre 15 e 20 milímetros e em outro apenas 10 milímetros. “Quando você vem numa seca de cinco, seis meses sem chuva, 10 milímetros é praticamente nada”.
- Soja: Mato Grosso alcança quase 85% da área e caminha para a reta final do plantio
- Cascudinho-da-soja gera prejuízo em lavouras de Mato Grosso
Plantio da soja escalonado é visto como alternativa
Produtor em Canarana, Arlindo Cancian adotou como medida o plantio escalonado. Uma estratégia na tentativa de aproveitar melhor as áreas beneficiadas pelas chuvas irregulares, dar ritmo ao cultivo da soja e garantir a janela favorável do milho segunda safra.
Cancian comenta que entre os dias 8 e 10 de outubro registrou chuvas em sua propriedade. “Eu aproveitei e plantei. Está bastante escassa a chuva. Também vamos dar uma parada”.
Canarana registra replante de soja
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wisch, há propriedades no município que não iniciaram o plantio da soja.
“Tem produtor que não largou o plantio. Temos áreas próximas que deu replante já. Sabemos de outras em que o pessoal plantou, replantou e está fazendo o replante de novo por conta da falta de chuva”, comenta Wisch.
O presidente do Sindicato Rural de Canarana pontua que para não perder a janela ideal do milho e ter bons resultados o ideal é semear o cereal até 15 de fevereiro. “Para você garantir isso tem que estar encerrando agora o plantio [da soja]”.
+Confira todos os episódios da série Patrulheiro Agro
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real
Fonte: canalrural