Sophia @princesinhamt
Notícias

Prisão de ex-assessor parlamentar ligado ao Comando Vermelho em MT é mantida pela Justiça

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word2

– A Justiça de Mato Grosso decidiu manter a prisão do ex-assessor parlamentar Elzyo Jardel Xavier Pires, que atuava junto ao vereador de Cuiabá Paulo Henrique (MDB). A decisão, proferida pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, foi publicada nesta quarta-feira (6) e negou o pedido de liberdade apresentado por Pires. Ele é investigado por suposta ligação com a facção criminosa Comando Vermelho, no âmbito da “Ragnatela”.

Na decisão, o juiz Jean Garcia destacou que há materialidade dos delitos e indícios suficientes de autoria por parte de Elzyo Jardel. Segundo os autos, os documentos demonstram que o ex-assessor teria ocultado ou dissimulado bens, valores e movimentações financeiras em nome da organização criminosa.

“Os elementos indicam que o denunciado, no interesse da organização criminosa, ocultou ou dissimulou a origem e movimentação de valores provenientes de infração penal,” afirmou o magistrado na decisão.

Interceptações telefônicas incluídas nos autos revelam diálogos de Elzyo Jardel que sugerem uma posição de liderança dentro do Comando Vermelho. Em uma das conversas, ele pressiona supostos membros da facção a contribuírem financeiramente com a organização. “Aqui todo mundo tem condições de dar esse dinheiro, todo mundo ganha dinheiro, tem sua correria, seu comércio”, dizia Jardel em uma das mensagens.

As investigações apontam que o vereador Paulo Henrique teria atuado em benefício da facção criminosa ao facilitar o funcionamento de casas noturnas e shows organizados pelo Comando Vermelho. Além disso, ele é suspeito de lavar dinheiro da facção por meio do sindicato que preside e de ter recebido propina da organização.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT), coordenada pela Polícia Federal, também identificou ligações entre o vereador e lideranças do Comando Vermelho, como Joadir Alves Gonçalves, conhecido como “Joga”, dono do Dallas Bar em Cuiabá. Segundo as investigações, Elzyo Jardel era próximo de “Joga” e se referia a ele como “guri do Joga” e “bandido”.

Na terça-feira (5), o Ministério Público de Mato Grosso denunciou o vereador Paulo Henrique por envolvimento com organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. O processo agora segue para análise da Justiça, que decidirá sobre a continuidade das investigações e possíveis punições.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.