A programação do Festival Velha Joana segue até 17 de novembro, oferecendo dez dias de muito teatro, com espetáculos, performances e rodas de conversa em diversos espaços de Primavera do Leste. O festival recebeu mais de 730 inscrições de todo o Brasil, das quais 54 foram selecionadas para compor a grade de apresentações.
A primeira apresentação da 18ª edição da Mostra Oficial do Festival Velha Joana é do Grupo Teatro Faces após a cerimônia de abertura, às 19h30, com a peça “A Fábrica de Brincadeiras”. Estreado em 2008, o espetáculo retorna agora conectando diferentes gerações através de memórias lúdicas compartilhadas em contos, cantigas e canções.
A peça é uma grande celebração do teatro primaverense, reunindo em cena três gerações de atores da cidade numa homenagem às infâncias, revisitando as brincadeiras e causos da década de 90 da região de Primavera do Leste e Poxoréu.
Às 21h30, o Grupo Vagalumes de Teatro encerra o primeiro dia do festival com o espetáculo “Vielas”, parte da Mostra em Pauta. Esta apresentação propõe um debate entre o público e o elenco, mediado pelos debatedores do festival. Nesta modalidade, são custeados a alimentação, hospedagem e transporte interno dos grupos selecionados, além do cachê.
Em “Vielas”, os artistas exploram a perda da infância e os desafios enfrentados por crianças e adolescentes em um ambiente de violência e sobrevivência, através da história de Helena.
A protagonista se junta a um grupo de jovens imersos em uma rotina de trabalho, provocando reflexões sobre o significado de crescer, brincar e sonhar em meio às dificuldades.
No mesmo dia, às 17h, o espetáculo “Procura-se Velha Joana Desesperadamente”, do Grupo Primitivos, ocupa outros espaços da cidade com uma apresentação no Lago Municipal de Primavera do Leste — um convite à população para acompanhar o festival.
A peça narra a história de Joana Cândido de Mello, conhecida como “Velha Joana”, cujo túmulo foi tombado como patrimônio histórico de Primavera do Leste.
Relatos indicam que Velha Joana teria sido a primeira moradora da cidade, vivendo sozinha em um pequeno casebre próximo a um córrego, que passou a ser conhecido pelo nome desta pioneira de Primavera do Leste. No espetáculo, que integra a Mostra em Pauta do Festival Velha Joana, o Grupo Primitivos traz para o palco as lendas e histórias em torno dessa importante personagem do cerrado mato-grossense.
A programação também inclui espetáculos de cuiabá (MT), Barra do Garças (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Curitiba (PR), Manaus (AM), Brasília (DF), Recife (PE), São Paulo (SP), Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS).
Mostra Panorama
Além da Mostra Oficial e da Mostra em Pauta, a Mostra Panorama complementa a programação do Festival Velha Joana. Esta é destinada a performers, atores, dançarinos, grupos, companhias e estudantes de teatro de Primavera do Leste.
A programação completa do Festival Velha Joana está disponível no Instagram: @velhajoanafestival ou pelo link https://festivalvelhajoana.com/programacao2024/.
O Festival Velha Joana é uma realização da Associação Cultural Teatro Faces, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secult — Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL — Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O festival conta com o apoio do Ponto Faces de Cultura e da Cooperativa Sicoob. É produzido pelos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.
Fonte: leiagora