A Fiat está colocando no mercado o Pulse e o Fastback elitrificados, modelos que trazem motorização híbrida leve e visam reduzir o consumo de combustível e emissões de CO₂.
As novidades, que têm preços partindo de R$ 125.990 e começam a ser vendidas na próxima semana, fazem parte da estratégia da marca para expandir sua linha de veículos eletrificados no mercado brasileiro, alinhando-se com a demanda crescente por modelos híbridos no país.
Pulse e Fastback adotam o sobrenome Hybrid, que batiza a tecnologia de motopropulsão híbrida e combina energia térmica flex e eletrificação. O sistema da Fiat utiliza um pequeno motor de 3 kW (4,07 cv), ligado ao diferencial por correia, mas incapaz de mover as rodas sozinho. O propulsor elétrico também substitui o alternador e o motor de partida.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O recurso trabalha em conjunto com o já conhecido propulsor Turbo 200 Flex (130/125 cv e torque de 20,4 kgfm) e ao câmbio CVT que simula sete velocidades e já equipa a dupla Pulse e Fastback com motores convencionais flex. A bateria, que fica embaixo do banco do motorista, tem um pouco menos de 1 kWh.
Na prática, um pequeno motor elétrico ligado ao virabrequim do motor a combustão dá um “impulso” ao arrancar e nas retomadas para reduzir consumo e as emissões. Segundo a Fiat, essa configuração é ideal para o trânsito urbano e permite uma redução de 12% no consumo médio do Pulse e de 10% no Fastback.
Equipamentos e versões
Tanto o Pulse, quanto o Fastback Hybrid, estão disponíveis apenas nas versões intermediárias de acabamento Audace e Impetus, que são as mais procuradas pelos compradores.
Na versão Audace, Pulse e Fastback trazem ar condicionado digital automático, central multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, carregador de celular por indução, keyless com partida por botão, rodas de alumínio de 16″ (Pulse) e 17″ (Fastback) e, neste último, sistema ADAS com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.
Preços
- Pulse Audace T200 Hybrid AT – R$ 125.990
- Pulse Impetus T200 Hybrid AT – R$ 140.990
- Fastback Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990
- Fastback Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990
Já a versão Impetus traz o mesmo itens da Audace e mais cluster de 7″ com informações do sistema híbrido, teto bicolor, retrovisores com tilt down e rebatimento automático, revestimento interno em couro sintético, sensor de estacionamento dianteiro e rodas de alumínio 17″ (Pulse) e 18″ (Fastback).
A Fiat projeta que a motorização híbrida leve alcance de 40% a 50% do mix de vendas dos dois modelos. A tecnologia está pronta para as demais versões e motorizações e pode entrar em produção se houver demanda.
Fonte: autoo