Graças a esse cão cego e idoso, um homem se livrou de ser picado por uma cobra cascavel, que é altamente venenosa.
Moogan, de 11 anos, sentiu uma cascavel camuflada enquanto passeava com Dan Fishbein e alertou ao homem que o réptil estava lá.
Moogan, que é um cão de resgate, está sendo chamado de herói na cidade de Utah, nos Estados Unidos. Hoje, ele está para adoção e precisa de um lar.
Vive num santuário
O cachorrinho idoso está no Best Friends Animal Sanctuary, em Kanab. Antes ele vivia num abrigo.
Um exame veterinário revelou que o cão tem uma doença ocular degenerativa, conhecida como degeneração retiniana adquirida súbita, informou a Best Friends.
Por causa da condição, Moohan ficou cego, mas isso não o impediu de proteger seu amigo Dan Fishbein, um voluntário local no Best Friends Animal Sanctuary.
Leia mais notícia boa
A amizade entre os dois
Dan começou a passear com Moogan durante seus turnos, logo depois que o cão se mudou para o santuário.
“Seus olhos estavam um pouco melhores naquela época. Ele puxava muito nas caminhadas e precisava das duas mãos na guia. Amigável e sempre ficava animado quando era hora de sua caminhada”, disse o voluntário à People.
E foi em um desses passeios que o cachorrinho cego percebeu a cobra venenosa e deu o alerta que salvou a vida de Dan.
O alerta da cobra
“Estávamos caminhando em uma das principais trilhas para cães. Eu estava focado em observar Moogan. A cascavel estava enrolada firmemente e bem camuflada. Moogan começou a puxar para a direita e, quando olhei para baixo, ele estava se preparando para explorar a cobra”, contou Dan.
“Se Moogan não tivesse notado a cobra, há uma boa chance de eu ter tropeçado nela, o que não teria terminado bem”, lembrou.
Só deu tempo de o voluntário afastar Moogan da cascavel.
Cobra capturada
Passado o susto, ele comunicou o ato heróico do cachorro cego à direção do santuário.
“Alguns funcionários são treinados como tratadores de cobras e, sendo um santuário sem morte, eles capturaram e realocaram a cobra [no meio ambiente] “, explica Fishbein.
Mesmo após ter salvado o amigo, Moogan ainda está disponível para adoção.
Cão muito amoroso
O santuário disse que o cão idoso tem muito amor e vida para oferecer a um tutor de estimação.
“Ele é amigável e curioso. Ele ainda ama seus brinquedos. Como um velho, ele parece realmente gostar do controle climático interno e de suas camas de cachorro. Eu sempre anuncio quando entro em seu quarto para que ele não fique surpreso. Ele é muito curioso em suas caminhadas e fareja muito. Ele não puxa tanto quanto costumava”, contou Dan sobre como Moogan é hoje.
E ele lembrou que o sortudo que adotar Moogan receberá o amor de um cão “gentil e amigável”.
“Moogan é bem tranquilo; eu apenas aconselharia as pessoas a avisá-lo verbalmente quando estiver se aproximando para que ele não se assuste. Existem alguns casais que o levam regularmente para dormir na casa dele, e eles o amam muito”, revelou.
Veja mais fotos do cão cego e idoso que virou herói:
Fonte: sonoticiaboa