Qual a melhor capital para viver na América Latina? Segundo recente pesquisa de uma empresa ligada à revista britânica The Economist, este lugar é Buenos Aires, na . O mesmo estudo mostra que o Canadá é o destino número um dos migrantes. De acordo com seu censo mais recente, 25% de sua população nasceu no exterior. Enquanto isso, emigrantes da Índia representam 19% dos recém-chegados, sendo o maior grupo.
Filipinos formam o segundo maior contingente, com 11%. A América também tem uma das maiores populações nascidas no exterior do mundo: 14% de seus residentes são estrangeiros. Muitas pessoas são atraídas principalmente pela relativa estabilidade e oportunidades econômicas da América do Norte.
Critérios de avaliação na América Latina; entenda
Conforme o índice de habitabilidade da , o melhor país na América do Norte é o . A pesquisa anual foi criada para ajudar empresas a calcular subsídios de dificuldade ao transferir seus funcionários. O estudo avalia 173 cidades em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Na pesquisa mais recente, Calgary e Vancouver aparecem entre as dez cidades mais habitáveis do mundo para expatriados.
Toronto, o centro de negócios do Canadá, também teve um bom desempenho, ficando em 12º lugar. Os pontos fortes do Canadá são seus serviços públicos, particularmente seus sistemas de saúde e educação, que consistentemente recebem notas altas. O país também é mais estável politicamente e tem menos violência do que seu vizinho do sul. A cidade americana mais bem classificada é Honolulu, na ilha do Havaí, em 23º lugar.
Nova York, a cidade mais glamourosa e financeiramente poderosa dos Estados Unidos, fica bem atrás, em 70º lugar. Isso coloca Nova York e várias outras cidades americanas mais próximas das cidades mais bem classificadas da América Latina do que das do Canadá.
Montevidéu é a segunda melhor da região
Buenos Aires ocupa o 73º lugar no índice; Montevidéu, a capital do Uruguai, ocupa o 77º lugar. Ambas as cidades, embora bem atrás dos principais desempenhos do Canadá, estão apenas algumas posições abaixo de Lexington, Kentucky (71º), Nova York e Detroit, Michigan (67º).
Em relação ao Brasil, o ranking destaca, pela ordem, Rio de Janeiro, seguido de São Paulo e Manaus. Em média, as cidades da América Latina pontuam 23 pontos a menos do que as da América do Norte. Globalmente, a habitabilidade da região está acima apenas da África e do Oriente Médio.
Ainda assim, algumas de suas cidades estão se aproximando dos centros urbanos de menor classificação da América. Isso é um bom indicador para os milhões de pessoas que se movem pela América Latina em busca de vidas melhores.
Fonte: revistaoeste