Nos , uma tradição única marca as eleições: a imprensa anuncia o vencedor antes dos resultados oficiais, prática chamada de call the race, ou “anunciar a corrida”, em tradução livre. Em vigor desde 1848, a convenção destaca o papel da mídia em prever os resultados em milhares de disputas pelo país.
Essa prática começou em uma época de comunicação limitada, sem internet nem rádio, e com o surgimento do telégrafo. À época, a agência de notícias (AP) tomou a iniciativa de comunicar os resultados nacionalmente, de maneira a ocupar o espaço que a ausência de uma autoridade federal deixava.
Com o tempo, o avanço tecnológico e o aumento das agências de notícias mantiveram a imprensa como peça-chave na entrega das estimativas mais rápidas sobre quem será o próximo presidente dos EUA. Contudo, o sistema enfrenta desafios.
Os obstáculos para informar os eleitores nos EUA
Por exemplo, eleitores na costa oeste podem saber os resultados da costa leste enquanto ainda votam. Além disso, em swing states, a apuração pode levar dias, o que atrasa a confirmação oficial dos resultados. Os swing states são Estados nos quais, durante uma eleição, nenhum partido ou candidato possui maioria absoluta nas intenções de voto — e, portanto, qualquer um pode vencer.
Nos EUA, cada Estado, junto do Distrito de Columbia, conduz as próprias eleições para presidente, Senado e Câmara dos Representantes. A mídia combina esses dados com pesquisas de intenção de voto para fornecer uma cobertura abrangente.
Desde 1990, organizações de imprensa formaram o National Election Pool (NEP) e passaram a usar dados de boca de urna para atualizações ao vivo. A NEP fornece dados para grandes meios, como ABC e , através da Edison Research.
Como informar sem distorcer o resultado oficial
Em 2017, a Associated Press criou o AP VoteCast, agora usado por veículos como Fox News e NPR. Já a agência de notícias alemã DW divulga seus resultados alinhada com a AP. Embora as metodologias variem, todas anunciam o resultado quando a vitória é clara.
Essa prática evita declarações de vitória prematuras e mantém a confiança no sistema eleitoral, que enfrenta ceticismo crescente.
Mais de 3 mil funcionários da Edison Research coletam dados de apurações, de pequenas cidades a grandes centros. Eles também conduzem pesquisas de boca de urna para obter impressões imediatas, que alimentam modelos de computador.
Em disputas acirradas, um órgão de imprensa pode se desvincular da NEP ou do AP VoteCast e anunciar resultados antecipadamente. Embora raro, cada meio tenha autonomia para decidir quando divulgar os resultados eleitorais.
Fonte: revistaoeste