Fiéis lotam os cemitérios de Cuiabá para prestarem homenagens aos entes que já morreram neste sábado (2), data que se comemora o Dia de Finados no Brasil. Segundo à Prefeitura de Cuiabá, são esperados a passagem de cerca de 80 mil pessoas pelos locais. As paróquias da Capital celebram missas nas igrejas e cemitérios neste sábado e domingo (3), quando se comemora o Dia de Todos os santos. O Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, explica que a data é de celebração aos que já morreram, não pelo evento da morte, mas pela vida em Cristo.
“A programação é bastante intensa. Muitas paróquias realizaram missas pela manhã. Aqui no cemitério Nossa Senhora da Piedade já aconteceram duas missas no período da manhã e [irão ocorrer] outras duas na parte da tarde. A importância de finados está no evidencialismo da morte. Mas, não só, está também na nossa fé porque chamamos de comemoração dos fiéis defuntos. A comemoração não é pela realidade da morte, mas é pela certeza da ressurreição. Por isso, é um dia de esperança, de ressurreição, de caridade e de recordar, sim, com emoção de entes queridos, mas também de confiança de vida nova em Cristo. Nascemos para passar pela morte”, disse o Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, em entrevista à TV Centro América.
“A igreja, no Brasil, celebra no dia dois os fiéis defuntos e a festa de todos os santos, no domingo próximo ao dia primeiro. Neste ano, será amanhã (3). Então, as missas de hoje à noite na Catedral e demais paróquias já é da liturgia de todos os santos”, completou.
No cemitério Bom Jesus, parque Cuiabá, ainda haverá missa às 16h. No cemitério do Porto, haverá missa às 15h. No cemitério da Piedade tem missa às 15h e 17h.
Fonte: hnt