O presidente do MDB, deputado federal , criticou o vídeo divulgado pela primeira-dama, Janja, e outras mulheres em apoio ao candidato Guilherme Boulos (Psol) durante as eleições em São Paulo. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta sexta-feira, 1º, o emedebista classificou a gravação como “desnecessária e desrespeitosa”, especialmente por relembrar um episódio de violência doméstica que envolve o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Conforme o parlamentar, essa ação é “absolutamente fora de qualquer padrão ético”.
O vídeo, veiculado na véspera do segundo turno das eleições, tem gerado discussões acaloradas no cenário político. Em entrevista à Folha, Baleia Rossi afirmou que a gravação não condiz com a realidade da família , que o parlamentar descreve como unida e estruturada depois de 27 anos de casamento. “Um momento que muitos casais passam, de dificuldades e uma discussão por mensagem e por telefone”, observou o líder do MDB, que coordenou a campanha vitoriosa de Nunes.
Além de criticar a estratégia de Janja, Baleia Rossi aproveitou a oportunidade para desassociar o MDB do PT em um futuro próximo. Embora tenha reconhecido a presença do presidente Lula na campanha, o presidente do MDB enfatizou que seu partido não tem compromisso com o governo do PT para as eleições de 2026. “O MDB vai fazer essa discussão no segundo semestre do ano que vem”, afirmou, ao ressaltar a pluralidade do partido e a autonomia nas decisões políticas.
Baleia Rossi também se distanciou da postura de Ricardo Nunes, que sugeriu uma aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em 2026. Ele salientou a importância de ouvir todas as vozes dentro do MDB e que não deseja influenciar decisões antes que sejam discutidas coletivamente. O apoio de Tarcísio à candidatura de Nunes foi elogiado, com destaque para uma relação de lealdade que, segundo Baleia Rossi, contrasta com o comportamento de outros líderes que preferiram se manter à margem.
Em meio a esse cenário, o MDB busca fortalecer alianças com partidos como PSD e União brasil, que também saíram fortalecidos das recentes eleições. “Vejo como uma maneira de fortalecer o que a gente representa”, concluiu.