Ao ver a sigla GSM em rótulos de vinho o consumidor pode se confundir e pensar que significa o nome de um único tipo de uva ou região de produção. Neste episódio do podcast Música e Vinho, a sommelier Kézia Giugni te explica a definição. Veja:
GSM são as iniciais das uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre, geralmente encontradas no sul da França, na região do Rhône e também na Austrália. A região consagrou o corte GSM, sendo uma criação que busca equilibrar o produto com perfis diferentes de uvas, que podem se completar, balanceando mais o vinho.
São 3 uvas tintas que formam um estilo de vinho encorpado e acentuado, deixando uma boa textura e sabor na boca. Com notas aromáticas, lembram frutas vermelhas e especiarias como pimenta, típica da uva Syrah.
Os vinhos gastronômicos são excelentes para harmonizar com carnes vermelhas, ensopados, carnes grelhadas e até um hambúrguer de carneiro. Gostou de saber a definição da sigla? Veja mais assuntos sobre o mundo do vinho ou outros interesses na plataforma Centro América FM.
Fonte: primeirapagina