Música clássica e música popular pertencem a planetas diferentes. Pelo menos em termos de streaming. Na música popular você procura uma música, ou seu intérprete, ou um gênero.
Na música clássica, as coisas são mais complicadas. Você procura por compositor, ou por gênero e descobre centenas de opções para uma sinfonia, por exemplo. O aplicativo Primephonic surgiu para criar uma nova forma de procurar música clássica. Em 2021 o Primephonic foi comprado pela Apple e se transformou em Classical Music.
A busca é mais completa e específica. Você pode procurar por compositor e então explorar cada um de seus gêneros – sinfonias, quartetos de corda, concertos, solos. É possível também fazer sua busca por períodos (barroco, clássico, contemporâneo etc), por maestros, por gêneros (música vocal, trilhas sonoras, etc). É possível também procurar por instrumentos – quais são as peças para piano, para harpa, para trompete, independente do autor.
Hoje é possível usar o Classical Music gratuitamente apenas como um poderoso instrumento de busca e conhecimento. Mas o aplicativo só vai “tocar música” efetivamente se estiver vinculado a uma conta da Apple Music. A qualidade de som é a melhor possível, incluindo o sistema Dolby Atmos e a mais alta taxa de resolução disponível (192kHz/24bit). Se você curte de verdade música clássica, a assinatura de 21,90 reais mensais é uma pechincha.
Fonte: revistaoeste