A entregou, nesta quarta-feira, 30, o A321XLR, jato de corredor único de mais longo alcance da companhia. A espanhola Iberia recebeu a primeira aeronave do novo modelo, que ficou cinco anos em desenvolvimento.
O alvo da fabricante de aviões francesa é o mercado anteriormente atendido pela norte-americana Boeing, com os jatos de fuselagem larga 757 ou maiores, que não estão mais em produção. O A321XLR passou para propriedade da Iberia nesta terça-feira, 29, e fez hoje seu primeiro voo, de Hamburgo para Madri.
O jato comporta 182 passageiros e pode trabalhar com 50% de SAF, o combustível sustentável para aviões. A Airbus já tem mais de 500 pedidos do novo modelo.
CEO explica a importância do novo avião da Airbus
“O A321XLR permitirá inúmeras novas rotas sem escalas”, disse Christian Scherer, CEO da Commercial Aircraft na Airbus, em nota divulgada à imprensa. “Ele realmente abre um novo capítulo na conectividade aérea. É outro ‘primeiro’ do qual todos nós na Airbus nos orgulhamos em nossa busca constante por inovar e trazer valor para nossos clientes.”
Marco Sansavini, CEO da Iberia, disse estar muito orgulhoso de a empresa ser a companhia aérea de lançamento para a nova aeronave da Airbus. “O A321XLR nos permitirá alcançar novos destinos, operando rotas transoceânicas de forma mais eficiente”, disse.
A espanhola vai operar o avião em voos regionais pela Europa antes da primeira viagem transatlântica, prevista para novembro, com rota de Madri a Boston.
Fonte: revistaoeste