Pioneira em tecnologia para o varejo autônomo na Europa, a startup portuguesa Sensei acaba de anunciar uma captação de rodada de investimento Series A de aproximadamente R$91 milhões. A rodada deve impulsionar a presença da marca na América Latina, sobretudo no Brasil, como também no centro e no norte da Europa.
Liderada pela portuguesa BlueCrow capital e com a participação da Kamay Ventures, além da lince Capital, Explorer Investments, Metro AG e TechStars Ventures, a nova rodada vai permitir à Sensei um aumento de equipe de 30% até o próximo semestre e também a criação de cerca de mil novos pontos de venda até 2026, oferecendo sua tecnologia de varejo para diferentes indústrias. No Brasil, a marca possui atualmente uma parceria com a rede Fast Gôndolas e Check-outs e vê na Kamay Ventures uma oportunidade de expansão com o mercado da região:
“A participação da Kamay Ventures nesta rodada é muito importante para nós, não apenas por sua expertise no mercado latino-americano, onde estamos buscando expandir, mas também porque eles entendem as necessidades do segmento de FMCG (Bens de Consumo de Rápido Movimento), onde vemos grandes oportunidades de desenvolvimento”, destaca Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.
A oportunidade de investir na Sensei e apoiar seu crescimento no mercado latino-americano vai ao encontro dos objetivos de investimento da Kamay Ventures, fundo de Venture Capital investido por empresas como Coca-Cola, Grupo Arcor e a mexicana Bimbo. O fundo tem como objetivo investimentos em startups com soluções para logística, comércio digital, fintechs, consumo, agtechs, biotecnologia, foodtech e sustentabilidade.
“Nosso investimento na Sensei reflete nossa confiança em suas soluções de varejo autônomas de ponta. A tecnologia baseada em IA da Sensei não apenas melhora as experiências dos consumidores, mas também capacita os varejistas com dados valiosos e capacidades de automação. Esta parceria estratégica se alinha perfeitamente com nossa visão de fomentar a inovação e impulsionar o crescimento transformador no setor de varejo”, destaca Gabriela Ruggeri, sócia gerente da Kamay Ventures.
Por meio de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial, a Sensei oferece uma experiência de loja idêntica à habitual (mercearia, frutas e vegetais à granel, padaria ou mesmo máquinas de café automáticas), mas sem a inconveniência de filas e do pagamento. A apresentação, em tempo real, da lista de compras para pagar na loja é o diferencial em relação aos diversos concorrentes – o cliente entra no estabelecimento, realiza suas compras e, ao final, “magicamente”, tem acesso à lista de compras na tela, dispensando o registro manual de cada item, mantendo as opções de pagamento via cartão, dinheiro ou aplicativo. Uma nova forma de fazer compras, quase tão simples quanto ir à despensa de casa, mantendo a privacidade e a identidade dos clientes anônimas durante suas compras.
O produto da empresa melhora a experiência de compra do cliente, ao mesmo tempo que permite uma economia substancial aos varejistas — solucionando diretamente ineficiências como os custos de checkout e as rupturas de estoque.
“Somos obcecados por criar a melhor experiência em loja para cada varejista com quem trabalhamos. Desenvolvemos uma tecnologia quase invisível que integramos nas lojas, mas que tem um grande impacto no tempo e na experiência de compra de cada cliente, assim como na eficiência da loja e no desempenho do negócio.”, finaliza Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.
Fonte: gazzconecta