A proposta, chamada OAB Start, está prevista pela Chapa 2 – “Nova OAB” para ser realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT), que será presidida pelo advogado Huendel Rolim. A ideia é que os espaços contem com salas de reuniões, computadores, impressoras, acesso à internet e outras ferramentas de uso compartilhado.
“Esse é um projeto trazido pela doutora Marcela Camargo e pelo doutor Ysake Levy, do Pedra 90. O propósito é ofertar espaços completos, sem custos, e que terão ainda programações de capacitações, cursos e mentoria. Isso vai permitir que o jovem advogado tenha mais competitividade no começo da profissão”, explica o candidato.
De acordo com Pedro Paulo, essa é uma forma da OAB-MT garantir uma rede de apoio e colaboração para ajudar aqueles que estão dando os primeiros passos na advocacia. O jurista relata que é o primeiro advogado da família e, dessa maneira, também enfrentou dificuldades por não contar com esse tipo de iniciativa.
“Também tive muita dificuldade no começo. Dificuldade de saber onde começar, como começar, com quem conversar. Então, eu sei dessa necessidade e quero assegurar que a Ordem dê esse suporte. Esse projeto é mais que uma proposta. É um propósito. Estou feliz que a doutora Marcela e o doutor Ysake tenham confiado esse projeto à nossa chapa”, completou Pedro Paulo.
A advogada Marcela Camargo afirma que a criação desses espaços é importante para dar oportunidades aos profissionais das regiões periféricas. “É um sentimento de muita gratidão ver a Chapa 2 abraçando esse projeto. A realidade dos advogados de bairros periféricos não é a mesma dos que atuam nos centros. Precisamos desse amparo da OAB-MT”, disse.
O advogado Ysake Levy disse que a OAB Start surgiu de experiências vivenciadas por ele e por outros colegas do bairro Pedra 90. “Depois de formados, nos deparamos com essa situação de não ter escritório e nem experiência. Por isso, a ideia é levar a OAB para bairros periféricos de Cuiabá e outras cidades, com um local para atender, fazer audiências e compartilhar experiências”, pontuou.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a advogada Luciana Castrequini, como secretário-geral o advogado Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. A eleição para diretoria da Seccional Mato Grosso, pelo triênio 202/2027, acontece no dia 18 de novembro.
Fonte: leiagora