Tecnologia

Por que no Brasil chamamos laptops de notebooks: entenda a origem do termo!

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O termo existe tambĂ©m em inglĂȘs, mas caiu em desuso. 

Ambos nomes surgiram na dĂ©cada de 1980, com o nascimento dos primeiros computadores portĂĄteis. “Laptop” Ă© uma variação de desktop (“computador de mesa”) em que desk (“mesa”) Ă© trocado por lap (“colo”).

Já o nome “notebook” foi escolhido por algumas fabricantes, como a Epson, porque seus produtos eram menores e mais leves que os laptops – do tamanho de cadernos A4, basicamente. Era uma jogada de marketing para mostrar que o computador era ainda mais portátil e fácil de carregar por aí do que os de seus concorrentes.

Em teoria, os notebooks sĂŁo menores e mais simples que os laptops, que, por sua vez, sĂŁo mais potentes. Mas essa diferença tĂ©cnica na nomenclatura sĂł funcionou mesmo no começo do mercado; a partir dos anos 2000, com os avanços da tecnologia que permitiram mais potĂȘncia concentrada em menos peso, os termos viraram praticamente sinĂŽnimos. E, hoje, “notebook” caiu em desuso nos paĂ­ses de lĂ­ngua inglesa (afinal, a palavra pode causar confusĂŁo com cadernos), enquanto, por aqui, virou o preferido dos brasileiros.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de FĂĄbio Neves

FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo