Hoje, muitos de nós compramos roupas novas com frequência e não nos apegamos ao que já possuímos por tempo suficiente. Em 2017, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos informou que 11,2 milhões de toneladas de resíduos têxteis no país acabaram em aterros sanitários.
Do outro lado do oceano, no Reino Unido, a vida útil média de uma peça de roupa é de pouco mais de dois anos, de acordo com um relatório de 2017 do Waste & Resources Action Programme, uma entidade filantrópica britânica.
Em nossa cultura cada vez mais descartável, agora é comum alguém usar um item apenas algumas vezes – ou apenas uma vez – antes de se livrar dele. Mesmo doações para a caridade têm um grande problema: suas roupas pouco ou nunca usadas provavelmente acabarão em um aterro sanitário, ou em um mercado superlotado em países em desenvolvimento.
Portanto, antes de jogar fora uma peça de roupa ao primeiro sinal de desgaste, considere como você pode prolongar a vida útil do seu guarda-roupa. Aqui estão algumas dicas.
Consertos rápidos
Se você não tiver acesso a um alfaiate ou costureira acessível, aprender a fazer reparos simples é uma ótima maneira de fazer suas roupas durarem mais e diminuir o ciclo de compra e descarte. Se você nunca consertou um zíper quebrado, fez a bainha de uma calça ou remendou uma jaqueta rasgada, a plataforma sem fins lucrativos Fashion Revolution oferece vídeos em inglês sobre tudo, desde um simples conserto de botão até técnicas básicas de remendo.
Remendos visíveis
“Remendar de forma visível” refere-se ao processo de reparar buracos e sinais de desgaste nas roupas de maneira ousada e óbvia. No Japão, essas falhas são adotadas através do trabalho manual japonês Sashiko (literalmente “pequenas facadas”), uma prática que usa bordados à mão para criar um padrão delicado sobre os rasgos em jeans, suéteres ou vestidos.
Lily Fulop, a autora de “Wear, Repair, Repurpose: A Maker’s Guide to Mending and Upcycling Clothes”, usa sua página no Instagram para mostrar a seus seguidores como fazer consertos criativos e atraentes, muitas vezes costurando à mão com linhas coloridas. Em alguns casos, ela prova que a melhor maneira de consertar um buraco é não consertá-lo: o suéter bordado da Fulop mostra como os fios danificados podem aumentar o charme de uma roupa.
Remover manchas
As manchas não precisam marcar o fim do caminho para uma peça de roupa. Se você derramou seu chá ou café, molhe a roupa em água e vinagre. Tem uma mancha de maquiagem? Aplique creme de barbear na área, deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria, depois repita o processo com água quente.
Outros itens domésticos podem ajudar, incluindo detergente e talco para manchas de graxa, e sabão e sal para manchas de vinho. O manual “Loved Clothes Lasts” da plataforma Fashion Revolution oferece alguns métodos diferentes para remoção de manchas em casa, e a internet está repleta de soluções domésticas para todos os tipos de problemas com a coloração das roupas.
Upcycling e reaproveitamento
Às vezes, uma peça de roupa não pode ser salva em sua forma atual, mas pode ter uma segunda vida em seu armário. Se você tem talento para costura e está pronto para um desafio, pode tentar reciclar peças em casa, criando algo novo a partir de roupas usadas.
Se você precisa de inspiração, procure designers emergentes como Priya Ahluwalia e Bethany Williams, que criam suas coleções principalmente com tecidos em desuso; ou personalidades do YouTube como Annika Victoria e April Yang (também conhecida como Coolirpa) que dedicam seus canais a projetos de reaproveitamento de roupas, “Do It Yourself” (ou “Faça Você Mesmo”) e dicas de costura.
Fonte: cnnbrasil