O entregou nesta quinta-feira, 24, o Prêmio Sakharov Anual de Liberdade de Pensamento aos líderes da oposição na Venezuela, María Corina Machado e Edmundo González.
A autoridade fez a homenagem aos dois por “representarem o povo da Venezuela que luta para restaurar a liberdade e a democracia”.
Em julho, a Venezuela realizou eleições presidenciais. A oposição divulgou resultados que mostravam González como vencedor por ampla margem. No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou o ditador Nicolás Maduro como vencedor.
Autoridades venezuelanas emitiram um mandado de prisão contra González, acusado de conspiração e outros crimes. Isso ocorreu depois de Maduro associar a oposição a uma tentativa de golpe. O Ministério Público, alinhado à ditadura chavista, solicitou a prisão.
Parlamento elogia luta de María Corina e González
“Edmundo e María continuaram a lutar pela transição de poder livre, justa e pacífica. Defenderam destemidamente os valores que milhões de venezuelanos e este Parlamento consideram tão caros: justiça, democracia e Estado de Direito”, disse a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Segundo Roberta, María Corina e González representam “todos os venezuelanos, dentro e fora do país, que lutam para restabelecer as liberdades e a democracia diante da injustiça”.
O Prêmio Sakharov foi lançado em 1988 e é concedido a pessoas e organizações que defendem os direitos humanos e a democracia.
Fonte: revistaoeste