Novas imagens de Yahya Sinwar sendo morto em ataque de Israel foram divulgadas pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) neste sábado, 19. Um vídeo de 10 segundos mostra o líder terrorista debruçado em uma janela, aparentemente exaurido, quando é atingido por um bombardeio.
Raw footage of Yahya Sinwar’s last moments: pic.twitter.com/GJGDlu7bie
— LTC Nadav Shoshani (@LTC_Shoshani) October 17, 2024
Sinwar foi o principal organizador dos ataques de 7 de outubro que deixaram cerca de 1,2 mil pessoas mortas, a maioria de civis, e outras 251 sequestradas. Parte da comunidade palestina refutou a alegação de Israel de que ele se escondia nos túneis.
As FDI, no entanto, garantem que Sinwar passou o tempo inteiro se escondendo e dando ordens de dentro de túneis. Para tanto, já mostrou imagens de Sinwar, na véspera dos ataques dos terroristas que assassinaram inocentes, preparando o esconderijo para ele e para a família.
Segundo as FDI, Sinwar estava novamente tentando fugir, por considerar que os túneis já não eram mais o local mais seguro para se esconder.
Operações no complexo onde Yahya Sinwar foi encontrado
De acordo com as informações das FDI, ele não entrou em confronto por vontade própria, mas porque cometeu um erro de ter subido para a superfície, ao lado de outros dois terroristas, justamente em um momento no qual, em seguida, os oficiais israelenses iriam atacar. O encontro, para Sinwar, foi inesperado.
“Acredito que ele estava fugindo, mudou-se de um complexo subterrâneo para casas tentando escapar para o norte, para um complexo mais seguro”, afirmou o porta-voz das . Ele acrescentou que as tropas da FDI continuaram operando no complexo em Tal al Sultan, em Rafah, onde Sinwar foi morto.
Fonte: revistaoeste