Sophia @princesinhamt
Turismo

Decisão judicial interrompe construção de pousada em terra indígena de MT

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As obras para construção de uma pousada no interior da Aldeia Ipatse Kuikuro, na terra indígena Xingu, em Gaúcha do Norte (595 km ao norte de Cuiabá) foi paralisada após liminar da Justiça Federal de Mato Grosso, que atendeu pedido feito na semana passada pelo Ministério Público Federal (MPF) para a interrupção imediata do “Lodge Xingu Experience”.

 

Segundo o MPF, as obras não tinham autorização ou licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os dois órgãos informaram que o Lodge Xingu Experience não tinha autorização para atividades em terras indígenas.

 

 

Após decisão, a promoção, divulgação e comercialização de pacotes turísticos devem ser encerrados pelos responsáveis do empreendimento. No site e redes sociais da pousada eram divulgadas viagens com hospedagem no interior da terra indígena, com atividades de pesca esportiva e contato com a cultura local.

 

Os responsáveis pelo empreendimento devem encerrar ainda a promoção, divulgação e comercialização de pacotes turísticos para visitação da Aldeia Ipatse Kuikuro. Viagens com hospedagem no interior da Terra Indígena, oferecendo atividades como pesca esportiva e contato com a cultura indígena, eram divulgadas no site do Lodge Xingu Experience e em redes sociais.

Segundo o Ibama, em junho de 2024 foi realizada uma atividade de monitoramento territorial na Aldeia Ipatse, onde foi constatado a prática de ilícitos ambientais, supostamente em nome da pousada.

Fonte: gazetadigital

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.