Sophia @princesinhamt
Eventos

Futuro do Jornalismo em Cuiabá: Evento Imperdível Neste Sábado

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Com um modelo de negócio limitado, redações cada vez menores, índice de leitura em queda e sob a ameaça da desinformação, o jornalismo tem vivido anos de profunda crise. Em Cuiabá, não é diferente. Com objetivo de discutir o momento atual da prática jornalística, ocorre neste sábado (19) o encontro “O Futuro do Jornalismo em Cuiabá”, às 8h, no auditório da Fecomércio-MT.

O evento, realizado pela Dialog Assessoria e Comunicação, reúne jornalistas, comunicadores profissionais e pesquisadores da área, dentre eles a editora do , Natacha Wogel.

“O jeito de fazermos jornalismo mudou muito de dez anos para cá e raramente encontramos tempo pra pensarmos sobre isso. A ideia do evento veio dessa necessidade”, conta Camila Bini, jornalista e fundadora da Dialog.

A programação de “O Futuro do Jornalismo em Cuiabá” é dividida em três painéis. No primeiro deles, com o tema “O que é notícia hoje em dia”, a ideia é mostrar que fatos ‘viram’ notícia em diferentes plataformas (impresso, site, televisão e rádio). Para isso, participam cinco painelistas: Daniel Pettengill (A Gazeta), Francisca Medeiros (TVCA), Júlia Munhoz (Metrópole FM) e Natacha Wogel (Leiagora). A professora Dra. Mariângela Sólla López, da UFMT, fará a mediação do debate.

Em seguida, o foco é discutir “Modelos de negócios de notícia”. Dois cases serão apresentados: o da startup Eh Fonte, com a jornalista Adriana Mendes, e do podcast do Patroni, com o jornalista Luiz Patroni. O moderador será o publicitário Álvaro de Carvalho, da Soul Propaganda e membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

O terceiro painel, “O novo consumo de notícias”, conta com a presença de Lucas Rodrigues, secretário adjunto da Secom-MT, Cícero Mariano, da TVCA e Primeira Página, e prof. Dr. Thiago Cury, da UFMT. A mediação será feita por Camila Bini.

O evento marca os 18 anos de mercado da Dialog e está sendo realizado com patrocínio da AMAGGI, Bom Futuro e Fecomércio-MT. Apoiam a iniciativa ainda a gráfica Print, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT (PPGCOM) e a Plano B Filmes.

“A AMAGGI valoriza e apoia o trabalho livre da imprensa, com especial atenção à imprensa mato-grossense. Acreditamos na importância de debater uma visão de futuro para novos formatos de conteúdo, fortalecendo a conexão entre a imprensa e o agro. Eventos como este são essenciais para promover essa evolução, trazendo benefícios significativos à comunicação no setor”, analisou Daniel Escobar, gerente de Comunicação e Marketing da AMAGGI.

A relação entre o jornalismo e a democracia é um dos motivos que levou o Sistema Fecomércio-MT a patrocinar o evento. “O jornalismo sério é essencial para a democracia. Eventos como este, que unem a categoria e fomentam debates de alto nível para a sociedade, têm nosso apoio porque contribuem para que tenhamos cada vez mais profissionais aptos a fazerem um trabalho ético, sério e imparcial em todas as frentes do jornalismo contemporâneo”, observou José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do sistema, composto por Fecomércio-MT, Sesc, Senac e IPF.

A aproximação da imprensa cuiabana também foi citada por Jean Carlo, gestor de Comunicação e Marketing da Bom Futuro. “Sabemos o quanto a comunicação, a imprensa e o marketing passam por transformações todo dia. A oportunidade de podermos ouvir e trocar ideias com profissionais que decidem as notícias, que estão empreendendo no mercado e inovando no setor é fundamental para podermos manter um bom diálogo com a sociedade”, explicou o gestor.

Os painéis sobre “O Futuro do Jornalismo em Cuiabá” serão gravados e compartilhados pela Dialog no Youtube, na íntegra. Porém, o evento não será online. Para mais informações: www.ofuturodojornalismo.com.br.

Com assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.