A disputa no segundo turno em São Bernardo do Campo (SP) está acirrada, indica o Paraná Pesquisas. De acordo com o instituto, que divulgou um levantamento de intenções de voto nesta sexta-feira, 11, há condição de empate técnico entre os dois candidatos que seguem na disputa.
Ex-deputado federal e ex-vice-prefeito, (Podemos) aparece com 46,1%. O deputado federal (Cidadania) tem 41,1%.
O empate técnico se dá em razão da margem de erro do levantamento, que é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, a pontuação de Lima poderia ir de 42,3% a 49,9%. Já Manente poderia ir de 37,3% a 44,9%.
Lima foi o mais bem votado no primeiro turno, com 28,64% dos votos válidos. Manente garantiu a segunda colocação — e a presença na disputa final pela prefeitura são-bernardense — ao alcançar 26,53%.
Outros três políticos disputaram o cargo neste ano. Luiz Fernando (PT) teve 23,09%, sendo seguido por Flávia Morando (União Brasil), com 21,38%, e Cláudio Donizete (PSTU), que chegou a 0,36% dos votos válidos.
O município de São Bernardo do Campo é, a saber, o domicílio eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, , que ficou de fora do segundo turno.
A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 710 pessoas para mensurar as intenções de voto em São Bernardo do Campo. O trabalho de campo ocorreu de 7 a 10 de outubro.
O Paraná Pesquisas informa que, além da margem de erro, o levantamento conta com grau de confiança de 95%.
O instituto avisa, por fim, que registrou o material no . O código SP-03979/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.
Localizado no Grande ABC Paulista, São Bernardo do Campo tem população estimada em cerca de 810 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para o pleito deste ano, 643 mil eleitores estão aptos a votar.
Fonte: revistaoeste